domingo, 11 de abril de 2021

Review - Tails Adventure (Game Gear)

 


Tails Adventure
Game Gear
Aspect
Sega
1995




O Metroid da Sega




Tails Adventure é um game de Aventura e Plataforma com elementos de Puzzle em 2D. Desenvolvido pela Aspect e publicado pela Sega, foi lançado em Setembro de 1995 no Japão, Outubro de 1995 na Europa e Novembro de 1995 nos Estados Unidos, exclusivo par Game Gear. O jogo faz parte de uma série de jogos da franquia Sonic para Game Gear, que curiosamente obtém nada mais e nada menos do que 12 jogos.

Tails Adventure é na verdade um spin off da franquia, não tendo relação alguma com a cronologia principal, e também é um dos dois jogos onde protagoniza a raposa de duas caldas Miles Tails Prower, o outro é Tail’s Skypatrol. Se quiserem saber sobre os 12 jogos da franquia Sonic para Game Gear, vejam também a matéria que o César Grecco fez na página Sega Game Gear no Facebook, link aqui. Apesar do título da matéria ser uma brincadeira para cutucar os Seguistas mais fervorosos, o jogo curiosamente tem uma pegada de Metroid, pois aqui Tails tem que ir coletando itens e abrindo novas fases ou lugares, assim como acontece na franquia da Samus. Vocês vão ver mais para frente que esse jogo tem realmente um feeling de Metroid. Inclusive, o jogo recebeu críticas mistas, onde uns elogiaram os aspectos técnicos mas não gostaram dessa mudança drástica de jogo, e outros criticaram tudo do game. Mas será que esse game é realmente ruim? Ou as críticas são injustas? É o que vocês vão ver na Review de hoje. Bora lá galera!

Tela título do game que é simplesinho por sinal. E sobre o título do game, falarei melhor dele mais tarde.







Esse é o mapa geral do game com todas as fases concluídas, só faltando a última fase. Não se enganem com esse mapa pequeno, o jogo pode deixar os jogadores por horas.









ENREDO

Sonic e Tails resolvem tirar umas férias (afinal ninguém é de ferro né), Tails descobriu um pequeno lugar no qual batizou como Tails Island. Porém, esse lugar é a Cocoa Island, uma pequena ilha que fica no Sul do Pacífico mas que não é localizada nos mapas. Nessa ilha está localizado as Esmeraldas do Caos. Tails resolve tirar um cochilo, mas de repente, Tails escuta um forte estrondo, e ao olhar para cima vê um grande forte sendo construído por pássaros, e logo depois o local é incendiado por esses pássaros. Esses pássaros são chamados de Battle Kukku Army, e como não podia deixar de ser óbvio, são os inimigos do game. Eles estão dispostos a acabar com a ilha, e cabe a Tails derrotar esse exército maligno e restaurar a paz na ilha. A história não é a melhor coisa desse game, mas nem de longe é ruim. É simplória, mas é bem feitinha.

Tails dormindo numa linda floresta com os passarinhos Flicks, antes da desgraça acontecer.
Um dos pássaros rivais que está tocando o caos na ilha incendiando uma floresta, que na verdade esse é o primeiro chefão do game e a floresta incendiada é a primeira fase do game.















O JOGO

 

Ao todo são 11 fases, porém, como a pegada de gameplay é no estilão Metroid, o jogador vai ter que ir destravando as fases, só tendo acesso inicial a somente uma. Aqui em Tails Adventure, o foco maior é na exploração e coleta de itens, itens esse que podem ser essenciais para liberar novas áreas ou então ajudar a coletar outros itens, e alguns desses itens fazem Tails evoluir na quantidade de life e na barra de vôo, ou seja, aquele feeling de Metroid está presente, e muito presente. No game, eu classifico os itens em duas categorias: os essenciais e os coletáveis.

Itens essenciais:

São itens de uso fundamental para poder prosseguir no jogo ou para conseguir coletar outros itens. Os itens essenciais são esses:

·      Regular Bomb: É o único item a disposição do jogador de início. É uma simples bomba que é capaz de derrotar os inimigos e destruir paredes (porém, são paredes frágeis).

Típico item de jogos que tem uma jogabilidade Metroid. Apesar que esse item vai ser muito usado pelos jogadores. Aliás é a melhor forma de ataque.
O bom da bomba, é que Tails joga em arco, e isso facilita demais ao atingir os inimigos.







·      Remote Bomb: Bomba que só é ativada se o jogador apertar o mesmo botão de atirar a bomba. É capaz de passar por espaços apertados. Muito importante essa bomba, pois Tails não pode passar por esses espaços.

Esse item o jogador vai ter que carregar por várias e várias fases.
Não tenha esse item não e o jogador ficará empacado em alguma fase. Só essa bomba é capaz de passar por esses "apertos".

·      Large Bomb: Bomba que é capaz de destruir paredes específicas que são resistentes as outras bombas. Seu uso é bem específico.

Essa bomba eu lembro que só é usado em apenas duas ocasiões. É muito específico mesmo.
Esse lugar é essencial ter o uso dessa bomba. E sim, somente essa bomba é capaz de destruir essa parede. Lógica WTF!

·      Napalm Bomb: Essa bomba causa uma explosão que vai rastejando pelo chão por um breve período de tempo. Ela também destrói algumas paredes específicas e também derrota os inimigos.

Esse item pode abrir caminhos para achar itens ou até mesmo explorar melhor as fases, achando caminhos para abrir outras fases.
Apesar dessa fase ser a Carrot Forest, a Napalm Bomb é muita eficácia na Green Island ao destruir as malditas colmeias e matar as malditas abelhas que protegem as colmeias.  

·      Triple Bomb: É exatamente a Regular Bomb, mas com a capacidade e potência explosiva 3 vezes maior.

É a bomba mais forte do jogo. Muito útil ao derrotar principalmente chefões. Para destruir paredes com essa bomba é rápido e devastador.
O complicado é que essa bomba tem o mesmo formato da Regular, então ficaria difícil tirar uma screenshot dessa bomba. Na imagem, a parede está destruída de uma vez só com essa bomba. Nem tentem encarar o chefão final sem essa bomba.

·      Remote Robot: É uma raposinha robô que é controlada por Tails através de um controle (controle que eu falo é o do Tails mesmo). Esse robozinho é controlado pelo próprio jogador, sendo capaz de acessar lugares impossíveis onde Tails não consegue acessar. Ele é essencial para pegar vários itens no game.

Esse vai ser o melhor amiguinho do Tails. Item imprescindível para a coleta de itens. 
O robozinho passando por um lugar bem apertado para coletar mais um item. Aah e ele é imune a inimigos e espinhos.

·      Night Vision: Item que serve para deixar bem claro, locais totalmente escuros. Assim como a Large Bomb, esse item tem um uso totalmente específico.

Se eu não me engano, somente em uma fase (na Mt. Polly 2) esse item é utilizável. Mas ainda sim é essencial ter esse item, pois na fase há itens importantes.
A Mt. Polly 2 sendo iluminada pelo Night Vision. Sem ela é um breu total.

·      Chaos Esmeralds: Sim! São elas, as Esmeraldas do Caos. Aqui, elas servem para aumentar o life do Tails em 10 anéis e também aumenta o tempo de voo do Tails. São 6 esmeraldas nesse jogo.



Conseguindo coletar todas as 6 Esmeraldas do Caos, Tails fica com o life máximo e a barra do tempo de voo no máximo também. Essencial coletar todas as Esmeraldas.











Itens coletáveis:

São itens que não tem uso obrigatório no game ou que só servem mesmo como coleta para zerar com 100% dos itens. Os itens coletáveis são esses:

·      Wrench: É uma chave de fenda que é o último item a ser coletado no game. Até onde testei, eu não achei utilidade alguma desse item. Pode ser que influencie no final, não sei gente.

Se alguém jogar e achar alguma utilidade disso, por favor comentem na seção de comentários abaixo da matéria.












·      Helmet: É um grande capacete que cobre Tails por completo. Protege a raposa de projéteis dos inimigos, porém ele fica parado no lugar.

É um item que sinceramente acho bem inútil do jogador querer usar. Melhor armas ofensivas do que essa porcaria defensiva.
Só protege de projéteis ou bombas dos inimigos, e também faz Tails ficar parado no lugar. Não acho grandes coisas usar esse item.












·      Teleport Device: Item que serve para sair da fase e voltar exatamente para a casa do Tails. Pode ser um item muito útil dessa seção de itens coletáveis.

O ruim desse item é que ele é um dos últimos a ser coletado. Praticamente ele é achado na penúltima fase do game. O que tira e muito uma utilidade bem grande desse item.
Tails se preparando para voltar para sua casa.














·      Speed Boots: Faz Tails ter a capacidade de correr durante as fases. É um item meio inútil já que tem o Teleport Device e também o Tails fica muito vulnerável a toma dano dos inimigos.

É um dos primeiros itens a ser coletado, inclusive é coletado na primeira fase. Mas acreditem em mim, é um item totalmente dispensável. Ah não ser que o jogador seja um speed runner.
Tails correndo na Green Island. Não aparece o item lá em cima pois o tronco encobriu as informações do game. Mas Tails está correndo sim.












·      Super Glove: Item que faz Tails pegar alguns objetos do cenário como as pedras. Pensem num item bem inútil.

Esse item tem a mesma utilidade que uma geladeira para algum esquimó. Ou seja... SERVE PRA NADA!
É exatamente isso a função da Super Glove, pegar alguns objetos. Muito útil né?













·      Fang: Item que aumenta a dropagem de anéis dos inimigos. Praticamente todos os inimigos irão dropar anéis se o jogador ir para alguma fase com esse item. Item que é bem útil caso o jogador não esteja confiante e ir até o fim da fase ou enfrentar o chefão e temer perder vários anéis de life pelo caminho.

Não subestimem esse item. Ele pode ser um belo salva vidas para jogadores iniciantes ou sem confiança em alguma fase.
Não é necessário pausar o jogo para equipar o item, só fiz isso para demonstrar a vocês que realmente esse item tá funcionando na fase.
Praticamente todos os inimigos irão dropar anéis, então esse item pode ser uma grande mão na roda para chegar em chefões com bastante life possível.












·      Knuckles: Faz Tails virar uma raposa porradeira. Ela parte pro soco nos inimigos. Mas é um item bem ruim, já que mesmo sendo estiloso, Tails fica muito vulnerável a tomar dano, já que o soco tem um alcance muito curto.

Valeu a tentativa de ser uma forma mais estilosa de meio ofensivo, mas não vale a pena por ser um ataque de curto alcance.
É isso aí Tails! Mete a porrada nesses danados! Mostre a eles o quão porradeiro você é!













·      Sonic: Faz Tails dar o spin dash. Com o spin dash, além de Tails ficar mais rápido, ele fica invulnerável aos inimigos. É talvez o item junto com o Teleport Device que os jogadores vão utilizar bastante dessa seção de itens colecionáveis.

É um item que não é essencial, mas confesso que é bem estiloso e usei bastante nas últimas fases.
Tails faz uma grande homenagem a seu grande amigo e faz spin dash. Esse spin dash deixa imune a inimigos e destrói paredes também. Falem a verdade: é estiloso esse item ou não é?











·      Item Radar: Esse item serve para que os jogadores verifiquem se nas fases há algum item que não tenham pegado ainda. É representado por Tails pegar um certo controle e ficar mexendo nele. Para saber se tem algum item na fase é bem simples: se antes do Tails parar de mexer no controle o jogador escutar o barulho de quando Tails toma dano, é porque a fase não tem nenhum item; se por um acaso o barulho que Tails mexe no controle persistir até o fim, é porque a fase tem itens para serem coletados. É um item que pode ajudar, mas não é essencial não. Pode ser até dispensável.

É um item que pode tornar a ser útil para jogadores iniciantes, mas que sinceramente é bem passável.
Para usar esse item, tem que ter audição ao jogo. Se jogar o game sem ouvir nada, aí é que vão achar esse item bem inútil.












·      Radio: Item esse que faz com que o jogador possa trocar de música durante as fases. E é só isso mesmo. Preciso nem dizer que é o item mais inútil do game.

Já vi itens bem inúteis nos games, mas esse Radio tá pedindo pra ser o mais inútil. Pelo menos você pode ouvir qualquer música nas fases. Pelo menos alguma coisa né! Aliás! MALDITO FLICKERING!
Acreditem amigos! Estou mudando de música nessa screenshot aí do lado.













Como se já não bastasse tudo isso, Tails ainda tem um submarino. É isso mesmo! Nesse game há fases aquáticas, e como vocês bem sabem que a galera do Sonic não curte muito água, Tails precisa de um submarino. Submarino esse que é a raposinha robô. E o submarino também tem seus itens coletáveis. E os itens para o submarino são esses:

·      Vulcan Gun: É o item que já vem a disposição do jogador para equipar no submarino. São pequenos projéteis que permitem acertar os inimigos e bombas nas partes aquáticas.

Assim como a Regular Bomb, a Vulcan Gun é a arma de início para o submarino do Tails. Não é tão ruim, mas não é tão boa.
O ruim dessa arma é que nem sempre ela destrói os inimigos pássaros. Ela é meio inconsistente.













·      Proton Torpedo: Grande projétil que é mais ou menos teleguiado quando vê algum inimigo. Por ser grande, ele é mais fácil em acertar os inimigos.

Esse item parece que não foi bem programado. Não é tão confiável usar essa arma com muitos inimigos na tela.
Tails atirando no ar com seu submarino torcendo para que o torpedo acerte os inimigos.













·      Anti-Airmissile: Projétil que só é atirado reto ou na diagonal para cima. Ele é essencial para abrir passagens por cima e muito bom para acertar inimigos aéreos.

Essa arma é muito boa e mais teleguiada que a própria Proton Torpedo. Além de destruir blocos acima, também é muito boa para destruir inimigos chatos aéreos. Muito bom mesmo essa arma.
Esse... Digamos... "Chefão", só é possível ser derrotar com essa arma. Ela é bem útil.













·      Mine: São bombas que explodem ao contato com o chão ou com alguma coisa (sejam inimigos ou obstáculos). É fundamental para abrir passagens em locais onde o acesso é somente no local de baixo.

O uso dessa arma é bem específica. Não sei se ela é também uma forma ofensiva, e se for não é nada confiável usar contra os inimigos e bombas.
Esse é um dos poucos momentos de uso da Mine. Só pra destruir blocos que estão abaixo do submarino.













·      Extra Speed: Permite que o submarino possa pegar impulso e ir mais rápido. Esse item permite que o submarino possa pular bem alto dependendo do impulso e da velocidade. E sim, vocês viram bem. O submarino pode pular. Aceitem isso apenas.

Esse item também pode ser de uso específico em uma fase, porém ela pode servir para fugir das munições dos inimigos aéreos.
O submarino pode pular. Apenas aceitem isso sem nenhum questionamento.













·      Spark: Arma essa que ocasiona um forte raio que dá um grande brilho por toda a tela. Tudo é eletrocutado e destruído se aparecer na tela. É a melhor arma do submarino nas partes aquáticas, mas não o melhor item.

Na minha opinião é um dos melhores itens do jogo. Essa arma quase mereceu o selo "QUE DELÍCIA CARA" de melhor arma do jogo. Quase!
Tem coisa melhor que eletrocutar seus inimigos e ainda ver os bonitos clarões brancos na água? Não tem né!












·      Extra Armor: Esse item é uma coisa maravilhosa. Cria um campo de força onde Tails fica invencível a tudo. É o melhor item para o submarino, mas ele tem um grande porém, não funciona na fase Battle Fortress, onde o submarino voa.

Esse item merece o selo "QUE DELÍCIA CARA". Disparado um dos melhores itens de todo o game. Tanto é verdade que a batalha contra o chefão que guarda esse item é uma desgraça!
Esse item é muito apelativo! Tanto é que não estendeu essa apelatividade para as últimas fases. Você fica praticamente invencível debaixo d'água. Que item maravilhoso, coisa divina!











·      Rocket Booter: Esse item assim como as Esmeraldas do Caos não é um item utilizável, mas é um item crucial para prosseguir no game. Esse item permite o submarino ter a capacidade de poder voar, e assim acessar a fase Battle Fortress.

É mais um item que o jogador não usa nas fases, mas ela é muito importante para acessar a Battle Fortress, sem esse item o jogo não te deixa acessar a fase.
Além do submarino pular, ele voa também. Já falei que é para vocês aceitarem isso. Apesar que a Battle Fortress fica parecendo uma fase de jogo de Shoot 'em Up, então essa esquisitice é muito boa.











E esses são todos os itens do game. Agora que isso foi tirado do caminho, vou falar do resto do jogo em si. No canto esquerdo da tela há três informações: monitor que marca a quantidade de anéis que Tails possui, isso representa o life de Tails; um quadrado azul que mostra o item que o jogador está usando no momento; e a barra de voo do Tails que só aparece quando ele está voando. As informações do jogo em si são bem pequenas, o que pega mesmo são os coletáveis do jogo. E para contabilizar 100%, é necessário coletar todos os itens, porém, não é necessário coletar tudo para zerar o game, apenas os essenciais são obrigatórios. Será que tem um Metroid no Tails?

Pode ser que muita gente tenha ficado muito espantado ou ressabiado com essa mudança, mas a Aspect ganhou muitos pontos por se arriscar nessa empreitada de gameplay.
Só coletar itens não basta! É necessário também resolver alguns pequenos puzzles no jogo.













Quando vi que o jogo mudou sua estrutura de gameplay, fiquei meio que com um pé atrás para jogar, mas felizmente depois que peguei para jogar, gostei bastante. Que bom que a Aspect fez um "Metroidlike" bem simples e competente.




GRÁFICOS



O jogo é muito bonito, mantendo o padrão Sonic dos 8 bits. Os sprites são bem grandes e bem desenhados, animações muito boas, não só do Tails, mas também dos inimigos que ficou excelente. Os cenários ficaram muito bem feitos, com um ótimo nível de detalhes, alguns cenários têm detalhes pequenos adicionais como uma ventania que impede Tails de voar por alguma parte, em algumas fases a ventania empurra folhas como nas partes da floresta, e no vulcão a ventania empurra fogos pequenos, detalhe que curti bastante, pois deixa bem caprichado os cenários. Nas partes aquáticas o negócio também ficou muito bom, os inimigos vindo de “foguete” (não sei o que é aquilo que eles usam) são bem engraçadinhos apesar de meio frustrantes, algumas partes debaixo d’água tem iluminação, mas isso é só no chão, e algumas partes a água muda de cor, e também o submarino do Tails solta uma pequena fumaça quando atira nos inimigos. As explosões também são boas, apesar de simples. Um efeito gráfico muito bom é o efeito de tremulação, quando Tails usa uma bomba de grande potência explosiva e ela explode, a tela treme por uns breves segundos. Minhas únicas reclamações sobre os gráficos, é que Tails poderia ter mais animações, como nos jogos da Disney (Castle of Illusion, Deep Duck Trouble, etc), e os cenários tem backgrounds simplórios, tirando as fases Poloy Forest e Mt. Polly que tem backgrounds muito bonitos (a Poloy Forest é a mais linda do game), o restante das fases tem backgrounds muito simples e poderiam sim ter sido melhores feitas. Ocorrem alguns slowdowns durante o game, mas felizmente são ocasionais. E também há flickerings, que é quando os personagens ou objetos ficam piscando, e chega a ser frequente em alguns momentos do game, não atrapalha, não incomoda, mas tem e é preciso fazer essa observação. Mas tirando isso, o jogo é muito bonito graficamente, mas infelizmente não chega no nível de beleza de Sonic Chaos e Sonic Triple Trouble.

A Poloy Forest é uma belíssima fase com esse background com o fogo incendiando a floresta. Passa uma excelente boa primeira impressão ao jogador.
Mt. Polly 1 também é muito bonita com seu background e a fase se passar numa montanha, dando uma real impressão de altitude.
As partes aquáticas não ficam de fora dessa beleza. Essa parte aí com luzinhas no chão ficou muito bonita.












Apesar de umas críticas, graficamente o jogo faz bem seu trabalho. Não impressiona, mas é muito bonito.




ÁUDIO

 

Se nos gráficos teve uns deslizes, no áudio simplesmente não tenho do que reclamar. As músicas são muito boas, todas elas. E além de serem boas, elas até que combinam com as fases, dependendo da temática das fases, as músicas podem ser tensas ou alegres, e os chefões possuem suas próprias músicas que são aceleradas dando aquele clima real de batalha. O compositor das belas músicas é Kojiro Mikusa. Ele que é creditado nos jogos como Mix, Mixa, K. Mikusa, K. Mixa e Koujiro Mixa. E antes de citar o currículo dele, já adianto que o cidadão é fera nessa parte sonora, manja muito. Ele trabalhou em muitos jogos, pelas pesquisas na internet ele trabalhou em 20 jogos, e esses jogos que ele trabalhou foram:

·       Ax Battler: A Legend of Golden Axe (Game Gear)

·       Fatal Fury (Mega Drive)

·       Deep Duck Trouble (Master System/Game Gear)

·       Fatal Fury 2 (Mega Drive)

·       Sassou Shounen Eiyuuden Coca-Cola Kid (Game Gear)

·       Fatal Fury Special (Game Gear)

·       Virtua Fighter Animation (Game Gear/Master System)

·       The Lost World: Jurassic Park (Game Gear)

·       Super Tempo (Sega Saturn)

·       Sonic Chaos (Master System/Game Gear)

·       Sonic Triple Trouble (Game Gear)

·       Sonic The Hedgehog’s Gameworld (Sega Pico)

·       Go Go Ackman 2 (Super Nintendo)

·       Go Go Ackman 3 (Super Nintendo)

·       Sonic Blast (Game Gear/Master System)

·       The King Of Fighters 95 (Game Boy)

·       Skies Of Arcadia: Legends (Game Cube)

·       Metal Gear Solid Snake 3: Subsistance (PlayStation 2)

·       Thundercats (Nintendo DS)

·       Meteos: Disney Magic (Nintendo DS)

Os efeitos sonoros também são muito bons e muito agradáveis de se ouvir. Um toque bem bacana na minha opinião, é que dependendo da bomba que usar, o barulho da explosão pode ser fraco ou forte acompanhando a força explosiva de cada bomba. Mas de resto não tenho muito que dizer sobre os efeitos sonoros. E felizmente não vou criticar esse aspecto técnico. Não é impecável, mas é consistente o suficiente para não ter falhas.

Kojiro Mikusa teve uma carreira muito consistente. Brilhou mais na Sega principalmente na franquia Sonic nos 8 bits.

A música da Green Island é a minha preferida do game. Ela é bem feliz, apesar da fase ser um mini inferno.
A música de batalha contra os chefões também é muito boa, pois é tensa e acelerada, combinando perfeitamente com a ambientação das lutas.












O trabalho de áudio ficou impecável. Não inventou moda nos efeitos sonoros e as músicas são maravilhosas, não tem uma música nem mediana.




JOGABILIDADE

 

Os controles são muito simples, fáceis de aprender, e são bem sólidos, não notei nenhum problema dos controles durante a minha gameplay. Botão 1 faz Tails usar os itens e o botão 2 pula, se apertar o botão 2 duas vezes ou segurar o direcional para cima e apertar o botão 2 Tails começa a voar e durante o ar se o jogador apertar o botão 2 o voo é cancelado. Tails também pode se agarrar nas pontas das plataformas, basta pular próximo as beiradas das plataformas ou se tiver bem abaixo basta Tails andar que ele agarra sozinho. No submarino as coisas mudam um pouco. O botão 1 também usa os itens mas o botão 2 faz o submarino virar de lado, já que os direcionais servem para movimentar o submarino. Se apertar o botão Start, o jogador pausa o game, mas durante o jogo pausado se apertar os direcionais para os lados o jogador pode escolher qual item queira usar. Durante o voo, Tails pode usar alguns itens como as bombas, basta durante o voo apertar o botão 1 e tomar cuidado para não cancelar o voo. Não tenho muito mais o que dizer sobre os controles, apenas que eles são bem simples e muito bem feitos, sem comprometer em nada na jogatina.

O jogo consegue ser competente na proposta de jogo. Na parte plataforma para explorar e coletar itens, o jogo é muito bom.
As partes aquáticas não há coleta de itens, mas nessas partes ele vira um jogo de ação, e não deixa a peteca cair na qualidade.
O jogo é tão bem feito, que mesmo tendo um Metroid na estrutura de gameplay, o jogo consegue variar na jogabilidade. Tem até mesmo uma pitadinha de Shoot 'em Up.




DIFICULDADE

 

Como em um bom jogo de Metroid, aqui a dificuldade vai depender de quantos itens o jogador vai coletando e de como o Tails vai evoluindo. A dificuldade em si, ela não é tão alta, porém ela pode dificultar se o jogador cometer várias falhas. O que pode dificultar o jogador, na minha opinião, são duas coisas: achar os itens e os chefões. Os chefões não são lá tão difíceis, mas eles podem sim dar uma certa dor-de-cabeça. Porém, tem algumas fases que podem ser um saco se não tiverem os itens corretos para meios ofensivos ou para achar itens, isso porque as fases são até que razoavelmente longas, e sinceramente, ficar revisitando fases já é algo chato, revisitar desnecessariamente é um parto. No geral, se me perguntassem o tamanho da dificuldade desse game, eu iria responder que é meio a meio: não é um jogo punitivo, mas também o jogador vai ter que jogar bem se quiser zerar.

Esse chefão... Puta merda! É frustrante. Se preparem para uma árdua batalha contra esse corno. Pelo menos a recompensa é a Extra Armor para o submarino, essa delícia de item.
Se chegarem nessa parte da última fase, respirem fundo e tenham um saco muito grande de paciência para resolverem esse puzzle.












A dificuldade é balanceada aqui. Como um bom jogo de Metroid, para prosseguir sem sufoco na aventura, é preciso ir coletando itens e as Esmeraldas do Caos para conseguir mais life e tempo de voo maior para Tails. Mas os chefões, se preparem para passar um pouco de raiva.




CURIOSIDADES

 

Uma pequena curiosidade desse game, é que a tela título difere do nome da capa: na tela título tá Tails Adventures e na capa tá Tails Adventure. Eu hein! Eu fui na onda da capa do jogo mesmo, por isso que no título da matéria tá Tails Adventure, e o pior também é que em vários lugares que pesquisei os títulos são diferentes. Conclusão disso: escolha o que quiserem. Mas calma que a Sega preparou mais uma pérola. No jogo, o item Radio está escrito de maneira errada, está escrito Raido. É a Sega fazendo suas Seguices desde 1900 e cacetadas.

Na tela título tá como Tails Adventures. O que na minha opinião seria o certo.













E a capa tá como Tails Adventure, sem o S no final. Agora, o que está correto, eu não faço a mínima ideia.


















Na tela de seleção de itens, o item mencionado tá como Raido.
Mas no jogo tá como Radio. A letra O desapareceu da tela por causa do maldito flickering. Mas que porra! Será que ninguém percebeu isso quando finalizou o game? Ninguém testou isso?











A Sega sendo Cega desde 1900 e não interessa.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Tails Adventure apesar da mudança drástica de gameplay, é um ótimo jogo. Por ser um spin off e tendo Tails como protagonista, a Aspect fez bem em se arriscar e tentar algo diferente na jogabilidade, acho que por ser um estilo de gameplay tipo Metroid, que é uma franquia de sucesso da até então rival na época Nintendo, pode ser que isso tenha torcido o nariz de todo mundo. Mas não se enganem, o jogo é muito bom; tem ótimos gráficos, ótimas músicas e efeitos sonoros agradáveis, simples e ótimos controles, dificuldade balanceada, e um fator replay grande já que pode incentivar o jogador a querer fazer 100% dos itens. Tails Adventure é excelente, e apesar de ser “o Metroid da Sega”, não tenham preconceito e joguem essa grande pérola do Game Gear.

Tails tentando infiltrar na fortaleza do líder da gangue nas alturas.
Tails enfrentando o líder da gangue. E não sei vocês, mas essa criatura aí tá parecendo uma paródia do Elvis Presley. E vindo da Sega que adorava colocar referências em seus jogos, não me espantaria se isso fosse verdade.










Tails Adventure foi uma grata surpresa para mim. Não me sinto confortável com a franquia Metroid, pois sou uma tragédia para jogos de exploração, mas Tails Adventure conseguiu juntar a  gameplay de Metroid que já é algo complexo de uma forma bem simples e divertida. Quem ainda não conhece essa pérola, por favor, peguem o Game Gear ou algum emulador e joguem.




É isso aí galera! Se gostaram dessa matéria, compartilhem para seus amigos para que eles possam ver e conhecer o blog. Comentem o que acharam da matéria e se já jogaram esse game. E sigam o Bonk aqui no Blog e nas redes sociais. Até a próxima, galera retrô!

4 comentários:

  1. Não joguei mas jogarei. Que bela descoberta! Só por segurança eu dei uma olhada aqui no meu notepad e de fato não tenho este jogo na lista. Valeu pela dica.

    Parece um jogo bem rico e detalhado. Com muitos itens e mecânicas. O lance de ter um robozinho remoto eu achei um estilo de gameplay bem moderno, parece até os Shooters FPS atuais de guerra que podemos usar drones e coisas assim. E além disso tem a night vision, agora parece mesmo um FPS moderno! kkkkkkk Sobre a Green Island fiquei curioso e rodei a musica no Youtube. de fato não combina nada com o cenário, mas que é bonitinha, isso é! Rapaz erros assim num jogo com um personagem importante e na tela de itens é complicado mesmo. Tudo bem... radio ou raido mas... é complicado. Com vc disse mesmo. Ninguém fez uma revisão mínima nisso aí? :/ Mas ok. São detalhes que até fazem ficar o game mais "pitoresco" por assim dizer.
    É por isso que é bom ver outros blogs. A gente sempre deixa passar batido alguma coisa e ganha em experiência. Vou jogar Tails com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que esse lance do robozinho seja a frente do tempo, a Sega era pioneira nesse assunto, mas é meio engraçado essa comparação com os FPS modernos. A Green Island é um mini inferno mas a música é bem feliz, vai entender. O jogo pode ser fenomenal, mas não pode toda a equipe da Aspect passar erros assim no game, tinha que alguém, pelo menos um cidadão revisar o jogo, felizmente é um erro grotesco que não interfere no jogo, mas é grotesco.
      Valeu por prestigiar o Blog Giovani \o/

      Excluir
  2. Fala, Weslley!

    Que bom ver meu querido Game Gear por aqui!

    Tails Adventures é um dos meus jogos preferidos de GG. Coloco-o, inclusive, no top 10 do console. Mesmo eu achando muito difícil fazer um top 10 deste portátil, tamanha a quantidade de ótimos (e desconhecidos) jogos.

    Ainda que, a princípio, seja natural torcer o nariz para o ritmo lento do game, uma vez que se trata de um personagem veloz, ao dar uma chance à aventura nota-se que ela foi muito bem executada, e como jogo isolado (sem forçar comparações com a série Sonic) é de altíssima qualidade.

    Ao meu ver, quem deixa de jogar o título devido a um julgamento precipitado está vacilando.

    Sobre a confusão que se faz com o nome do jogo, eu diria que ambos são válidos mas que o original é Tails Adventures mesmo (da forma que está na tela título), pois no Japão o nome é esse (está escrito dessa forma na caixa, no manual e na lable do cartucho). Ou seja, parece que foi um erro de localização quando trouxeram para o ocidente, não tendo nada a ver com a equipe de desenvolvimento.

    Já o "RAIDO", sim, foi vacilo dos desenvolvedores.

    Uma curiosidade é que na versão japonesa do game a história é bem diferente da que os americanos inventaram, o que era comum nessas localizações. Na versão japonesa a aventura se passa antes de o Tails conhecer o Sonic, e em algumas traduções dá a entender que eles podem ter se conhecido durante essa aventura.

    E o submarino é o Sea Fox, que já havia aparecido no Sonic Triple Trouble como item especial e exclusivo do Tails na fase Tidal Plant Zone.

    No mais, você cobriu tudo o que há de relevante a ser dito e fez mais uma ótima análise. Fico feliz que você tenha encarado e se divertido com esse grande jogo!

    Valeu, Weslley!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Cannibale! Que bom te ver por aqui novamente. Tava sentindo saudades dos seus comentários.
      A primeira vista torci bastante o nariz com essa mudança de gameplay, já que não sou muito familiarizado com a franquia Metroid, porém a Aspect conseguiu deixar bem simples e agradável a gameplay Metroid.
      Poah Cannibale, valeu pelas informações extras suas, os caras tavam de brincadeira em localizar porcamente o game, e sobre o Raido aí foi muito vacilo.
      Sério Cannibale que a história japonesa é tão diferente? Caramba! Eu devia ter te consultado antes de fazer essa Review, nem o submarino eu soube o nome. Peço desculpas por essas faltas de informações e por ter esquecido de mencionar o item Hammer (Item Coletável).
      Valeu por prestigiar o Blog Cannibale \o/

      Excluir