Tails Adventure é um game de Aventura e Plataforma com elementos de Puzzle em 2D. Desenvolvido pela Aspect e publicado pela Sega, foi lançado em Setembro de 1995 no Japão, Outubro de 1995 na Europa e Novembro de 1995 nos Estados Unidos, exclusivo par Game Gear. O jogo faz parte de uma série de jogos da franquia Sonic para Game Gear, que curiosamente obtém nada mais e nada menos do que 12 jogos.
Tails Adventure é na verdade um spin off da franquia, não tendo relação alguma com a cronologia principal, e também é um dos dois jogos onde protagoniza a raposa de duas caldas Miles Tails Prower, o outro é Tail’s Skypatrol. Se quiserem saber sobre os 12 jogos da franquia Sonic para Game Gear, vejam também a matéria que o César Grecco fez na página Sega Game Gear no Facebook, link aqui. Apesar do título da matéria ser uma brincadeira para cutucar os Seguistas mais fervorosos, o jogo curiosamente tem uma pegada de Metroid, pois aqui Tails tem que ir coletando itens e abrindo novas fases ou lugares, assim como acontece na franquia da Samus. Vocês vão ver mais para frente que esse jogo tem realmente um feeling de Metroid. Inclusive, o jogo recebeu críticas mistas, onde uns elogiaram os aspectos técnicos mas não gostaram dessa mudança drástica de jogo, e outros criticaram tudo do game. Mas será que esse game é realmente ruim? Ou as críticas são injustas? É o que vocês vão ver na Review de hoje. Bora lá galera!Tela título do game que é simplesinho por sinal. E sobre o título do game, falarei melhor dele mais tarde.
Esse é o mapa geral do game com todas as fases concluídas, só faltando a última fase. Não se enganem com esse mapa pequeno, o jogo pode deixar os jogadores por horas.
ENREDO
Sonic e Tails resolvem tirar umas férias (afinal ninguém é de ferro né), Tails descobriu um pequeno lugar no qual batizou como Tails Island. Porém, esse lugar é a Cocoa Island, uma pequena ilha que fica no Sul do Pacífico mas que não é localizada nos mapas. Nessa ilha está localizado as Esmeraldas do Caos. Tails resolve tirar um cochilo, mas de repente, Tails escuta um forte estrondo, e ao olhar para cima vê um grande forte sendo construído por pássaros, e logo depois o local é incendiado por esses pássaros. Esses pássaros são chamados de Battle Kukku Army, e como não podia deixar de ser óbvio, são os inimigos do game. Eles estão dispostos a acabar com a ilha, e cabe a Tails derrotar esse exército maligno e restaurar a paz na ilha. A história não é a melhor coisa desse game, mas nem de longe é ruim. É simplória, mas é bem feitinha.
Tails dormindo numa linda floresta com os passarinhos Flicks, antes da desgraça acontecer.Um dos pássaros rivais que está tocando o caos na ilha incendiando uma floresta, que na verdade esse é o primeiro chefão do game e a floresta incendiada é a primeira fase do game.
O JOGO
Ao todo são
11 fases, porém, como a pegada de gameplay é no estilão Metroid, o jogador vai
ter que ir destravando as fases, só tendo acesso inicial a somente uma. Aqui em
Tails Adventure, o foco maior é na exploração e coleta de itens, itens esse que
podem ser essenciais para liberar novas áreas ou então ajudar a coletar outros
itens, e alguns desses itens fazem Tails evoluir na quantidade de life e na
barra de vôo, ou seja, aquele feeling de Metroid está presente, e muito
presente. No game, eu classifico os itens em duas categorias: os essenciais e os coletáveis.
Itens
essenciais:
· Regular
Bomb: É o único item a disposição do jogador de início. É uma
simples bomba que é capaz de derrotar os inimigos e destruir paredes (porém,
são paredes frágeis).
O bom da bomba, é que Tails joga em arco, e isso facilita demais ao atingir os inimigos.
· Remote
Bomb: Bomba que só é ativada se o jogador apertar o mesmo botão
de atirar a bomba. É capaz de passar por espaços apertados. Muito importante essa
bomba, pois Tails não pode passar por esses espaços.
Não tenha esse item não e o jogador ficará empacado em alguma fase. Só essa bomba é capaz de passar por esses "apertos".
· Large
Bomb: Bomba que é capaz de destruir paredes específicas que são
resistentes as outras bombas. Seu uso é bem específico.
Esse lugar é essencial ter o uso dessa bomba. E sim, somente essa bomba é capaz de destruir essa parede. Lógica WTF!
· Napalm
Bomb: Essa bomba causa uma explosão que vai rastejando pelo
chão por um breve período de tempo. Ela também destrói algumas paredes
específicas e também derrota os inimigos.
Apesar dessa fase ser a Carrot Forest, a Napalm Bomb é muita eficácia na Green Island ao destruir as malditas colmeias e matar as malditas abelhas que protegem as colmeias.
· Triple
Bomb: É exatamente a Regular Bomb, mas com a capacidade e
potência explosiva 3 vezes maior.
O complicado é que essa bomba tem o mesmo formato da Regular, então ficaria difícil tirar uma screenshot dessa bomba. Na imagem, a parede está destruída de uma vez só com essa bomba. Nem tentem encarar o chefão final sem essa bomba.
· Remote
Robot: É uma raposinha robô que é controlada por Tails através
de um controle (controle que eu falo é o do Tails mesmo). Esse robozinho é
controlado pelo próprio jogador, sendo capaz de acessar lugares impossíveis
onde Tails não consegue acessar. Ele é essencial para pegar vários itens no
game.
O robozinho passando por um lugar bem apertado para coletar mais um item. Aah e ele é imune a inimigos e espinhos.
· Night
Vision: Item que serve para deixar bem claro, locais totalmente
escuros. Assim como a Large Bomb, esse item tem um uso totalmente específico.
A Mt. Polly 2 sendo iluminada pelo Night Vision. Sem ela é um breu total.
· Chaos
Esmeralds: Sim! São elas, as Esmeraldas do Caos. Aqui,
elas servem para aumentar o life do Tails em 10 anéis e também aumenta o tempo
de voo do Tails. São 6 esmeraldas nesse jogo.
Conseguindo coletar todas as 6 Esmeraldas do Caos, Tails fica com o life máximo e a barra do tempo de voo no máximo também. Essencial coletar todas as Esmeraldas.
Itens
coletáveis:
São itens que não tem uso obrigatório no game ou que só
servem mesmo como coleta para zerar com 100% dos itens. Os itens coletáveis são
esses:
· Wrench:
É uma chave de fenda que é o último item a ser coletado
no game. Até onde testei, eu não achei utilidade alguma desse item. Pode ser
que influencie no final, não sei gente.
· Helmet:
É um grande capacete que cobre Tails por completo.
Protege a raposa de projéteis dos inimigos, porém ele fica parado no lugar.
Só protege de projéteis ou bombas dos inimigos, e também faz Tails ficar parado no lugar. Não acho grandes coisas usar esse item.
· Teleport
Device: Item que serve para sair da fase e voltar exatamente para
a casa do Tails. Pode ser um item muito útil dessa seção de itens coletáveis.
Tails se preparando para voltar para sua casa.
· Speed
Boots: Faz Tails ter a capacidade de correr durante as fases. É
um item meio inútil já que tem o Teleport Device e também o Tails fica muito
vulnerável a toma dano dos inimigos.
Tails correndo na Green Island. Não aparece o item lá em cima pois o tronco encobriu as informações do game. Mas Tails está correndo sim.
· Super
Glove: Item que faz Tails pegar alguns objetos do cenário como
as pedras. Pensem num item bem inútil.
É exatamente isso a função da Super Glove, pegar alguns objetos. Muito útil né?
· Fang:
Item que aumenta a dropagem de anéis dos inimigos. Praticamente
todos os inimigos irão dropar anéis se o jogador ir para alguma fase com esse
item. Item que é bem útil caso o jogador não esteja confiante e ir até o fim da
fase ou enfrentar o chefão e temer perder vários anéis de life pelo caminho.
Não é necessário pausar o jogo para equipar o item, só fiz isso para demonstrar a vocês que realmente esse item tá funcionando na fase.
Praticamente todos os inimigos irão dropar anéis, então esse item pode ser uma grande mão na roda para chegar em chefões com bastante life possível.
· Knuckles:
Faz Tails virar uma raposa porradeira. Ela parte pro soco
nos inimigos. Mas é um item bem ruim, já que mesmo sendo estiloso, Tails fica
muito vulnerável a tomar dano, já que o soco tem um alcance muito curto.
É isso aí Tails! Mete a porrada nesses danados! Mostre a eles o quão porradeiro você é!
· Sonic:
Faz Tails dar o spin dash. Com o spin dash, além de Tails
ficar mais rápido, ele fica invulnerável aos inimigos. É talvez o item junto
com o Teleport Device que os jogadores vão utilizar bastante dessa seção de
itens colecionáveis.
Tails faz uma grande homenagem a seu grande amigo e faz spin dash. Esse spin dash deixa imune a inimigos e destrói paredes também. Falem a verdade: é estiloso esse item ou não é?
· Item
Radar: Esse item serve para que os jogadores verifiquem se nas
fases há algum item que não tenham pegado ainda. É representado por Tails pegar
um certo controle e ficar mexendo nele. Para saber se tem algum item na fase é
bem simples: se antes do Tails parar de mexer no controle o jogador escutar o
barulho de quando Tails toma dano, é porque a fase não tem nenhum item; se por
um acaso o barulho que Tails mexe no controle persistir até o fim, é porque a
fase tem itens para serem coletados. É um item que pode ajudar, mas não é
essencial não. Pode ser até dispensável.
Para usar esse item, tem que ter audição ao jogo. Se jogar o game sem ouvir nada, aí é que vão achar esse item bem inútil.
· Radio:
Item esse que faz com que o jogador possa trocar de
música durante as fases. E é só isso mesmo. Preciso nem dizer que é o item mais
inútil do game.
Acreditem amigos! Estou mudando de música nessa screenshot aí do lado.
· Vulcan
Gun: É o item que já vem a disposição do jogador para equipar
no submarino. São pequenos projéteis que permitem acertar os inimigos e bombas
nas partes aquáticas.
O ruim dessa arma é que nem sempre ela destrói os inimigos pássaros. Ela é meio inconsistente.
· Proton
Torpedo: Grande projétil que é mais ou menos teleguiado quando vê
algum inimigo. Por ser grande, ele é mais fácil em acertar os inimigos.
Tails atirando no ar com seu submarino torcendo para que o torpedo acerte os inimigos.
· Anti-Airmissile:
Projétil que só é atirado reto ou na diagonal para cima.
Ele é essencial para abrir passagens por cima e muito bom para acertar inimigos
aéreos.
Esse... Digamos... "Chefão", só é possível ser derrotar com essa arma. Ela é bem útil.
· Mine:
São bombas que explodem ao contato com o chão ou com
alguma coisa (sejam inimigos ou obstáculos). É fundamental para abrir passagens
em locais onde o acesso é somente no local de baixo.
Esse é um dos poucos momentos de uso da Mine. Só pra destruir blocos que estão abaixo do submarino.
· Extra
Speed: Permite que o submarino possa pegar impulso e ir mais
rápido. Esse item permite que o submarino possa pular bem alto dependendo do
impulso e da velocidade. E sim, vocês viram bem. O submarino pode pular.
Aceitem isso apenas.
O submarino pode pular. Apenas aceitem isso sem nenhum questionamento.
· Spark:
Arma essa que ocasiona um forte raio que dá um grande
brilho por toda a tela. Tudo é eletrocutado e destruído se aparecer na tela. É
a melhor arma do submarino nas partes aquáticas, mas não o melhor item.
Tem coisa melhor que eletrocutar seus inimigos e ainda ver os bonitos clarões brancos na água? Não tem né!
· Extra
Armor: Esse item é uma coisa maravilhosa. Cria um campo de força
onde Tails fica invencível a tudo. É o melhor item para o submarino, mas ele
tem um grande porém, não funciona na fase Battle Fortress, onde o submarino
voa.
Esse item é muito apelativo! Tanto é que não estendeu essa apelatividade para as últimas fases. Você fica praticamente invencível debaixo d'água. Que item maravilhoso, coisa divina!
· Rocket
Booter: Esse item assim como as Esmeraldas do Caos não é um item
utilizável, mas é um item crucial para prosseguir no game. Esse item permite o
submarino ter a capacidade de poder voar, e assim acessar a fase Battle
Fortress.
Além do submarino pular, ele voa também. Já falei que é para vocês aceitarem isso. Apesar que a Battle Fortress fica parecendo uma fase de jogo de Shoot 'em Up, então essa esquisitice é muito boa.
E esses são todos os itens do game. Agora que isso foi
tirado do caminho, vou falar do resto do jogo em si. No canto esquerdo da tela
há três informações: monitor que marca a quantidade de anéis que Tails possui,
isso representa o life de Tails; um quadrado azul que mostra o item que o
jogador está usando no momento; e a barra de voo do Tails que só aparece quando
ele está voando. As informações do jogo em si são bem pequenas, o que pega
mesmo são os coletáveis do jogo. E para contabilizar 100%, é necessário coletar
todos os itens, porém, não é necessário coletar tudo para zerar o game, apenas
os essenciais são obrigatórios. Será que tem um Metroid no Tails?
Só coletar itens não basta! É necessário também resolver alguns pequenos puzzles no jogo.
GRÁFICOS
Mt. Polly 1 também é muito bonita com seu background e a fase se passar numa montanha, dando uma real impressão de altitude.
As partes aquáticas não ficam de fora dessa beleza. Essa parte aí com luzinhas no chão ficou muito bonita.
ÁUDIO
Se nos gráficos teve uns deslizes, no áudio simplesmente
não tenho do que reclamar. As músicas são muito boas, todas elas. E além de
serem boas, elas até que combinam com as fases, dependendo da temática das
fases, as músicas podem ser tensas ou alegres, e os chefões possuem suas
próprias músicas que são aceleradas dando aquele clima real de batalha. O
compositor das belas músicas é Kojiro Mikusa. Ele que é creditado nos jogos
como Mix, Mixa, K. Mikusa, K. Mixa e Koujiro Mixa. E antes de citar o currículo
dele, já adianto que o cidadão é fera nessa parte sonora, manja muito. Ele
trabalhou em muitos jogos, pelas pesquisas na internet ele trabalhou em 20
jogos, e esses jogos que ele trabalhou foram:
·
Ax Battler: A Legend of Golden Axe (Game
Gear)
·
Fatal Fury (Mega Drive)
·
Deep Duck Trouble (Master System/Game Gear)
·
Fatal Fury 2 (Mega Drive)
·
Sassou Shounen Eiyuuden Coca-Cola Kid (Game
Gear)
·
Fatal Fury Special (Game Gear)
·
Virtua Fighter Animation (Game Gear/Master
System)
·
The Lost World: Jurassic Park (Game Gear)
·
Super Tempo (Sega Saturn)
·
Sonic Chaos (Master System/Game Gear)
·
Sonic Triple Trouble (Game Gear)
·
Sonic The Hedgehog’s Gameworld (Sega Pico)
·
Go Go Ackman 2 (Super Nintendo)
·
Go Go Ackman 3 (Super Nintendo)
·
Sonic Blast (Game Gear/Master System)
·
The King Of Fighters 95 (Game Boy)
·
Skies Of Arcadia: Legends (Game Cube)
·
Metal Gear Solid Snake 3: Subsistance
(PlayStation 2)
·
Thundercats (Nintendo DS)
·
Meteos: Disney Magic (Nintendo DS)
A música de batalha contra os chefões também é muito boa, pois é tensa e acelerada, combinando perfeitamente com a ambientação das lutas.
JOGABILIDADE
Os controles são muito simples, fáceis de aprender, e são bem sólidos, não notei nenhum problema dos controles durante a minha gameplay. Botão 1 faz Tails usar os itens e o botão 2 pula, se apertar o botão 2 duas vezes ou segurar o direcional para cima e apertar o botão 2 Tails começa a voar e durante o ar se o jogador apertar o botão 2 o voo é cancelado. Tails também pode se agarrar nas pontas das plataformas, basta pular próximo as beiradas das plataformas ou se tiver bem abaixo basta Tails andar que ele agarra sozinho. No submarino as coisas mudam um pouco. O botão 1 também usa os itens mas o botão 2 faz o submarino virar de lado, já que os direcionais servem para movimentar o submarino. Se apertar o botão Start, o jogador pausa o game, mas durante o jogo pausado se apertar os direcionais para os lados o jogador pode escolher qual item queira usar. Durante o voo, Tails pode usar alguns itens como as bombas, basta durante o voo apertar o botão 1 e tomar cuidado para não cancelar o voo. Não tenho muito mais o que dizer sobre os controles, apenas que eles são bem simples e muito bem feitos, sem comprometer em nada na jogatina.
As partes aquáticas não há coleta de itens, mas nessas partes ele vira um jogo de ação, e não deixa a peteca cair na qualidade.
DIFICULDADE
Como em um bom jogo de Metroid, aqui a dificuldade vai depender de quantos itens o jogador vai coletando e de como o Tails vai evoluindo. A dificuldade em si, ela não é tão alta, porém ela pode dificultar se o jogador cometer várias falhas. O que pode dificultar o jogador, na minha opinião, são duas coisas: achar os itens e os chefões. Os chefões não são lá tão difíceis, mas eles podem sim dar uma certa dor-de-cabeça. Porém, tem algumas fases que podem ser um saco se não tiverem os itens corretos para meios ofensivos ou para achar itens, isso porque as fases são até que razoavelmente longas, e sinceramente, ficar revisitando fases já é algo chato, revisitar desnecessariamente é um parto. No geral, se me perguntassem o tamanho da dificuldade desse game, eu iria responder que é meio a meio: não é um jogo punitivo, mas também o jogador vai ter que jogar bem se quiser zerar.
Se chegarem nessa parte da última fase, respirem fundo e tenham um saco muito grande de paciência para resolverem esse puzzle.
CURIOSIDADES
Uma pequena curiosidade desse game, é que a tela título difere do nome da capa: na tela título tá Tails Adventures e na capa tá Tails Adventure. Eu hein! Eu fui na onda da capa do jogo mesmo, por isso que no título da matéria tá Tails Adventure, e o pior também é que em vários lugares que pesquisei os títulos são diferentes. Conclusão disso: escolha o que quiserem. Mas calma que a Sega preparou mais uma pérola. No jogo, o item Radio está escrito de maneira errada, está escrito Raido. É a Sega fazendo suas Seguices desde 1900 e cacetadas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tails Adventure apesar da mudança drástica de gameplay, é um ótimo jogo. Por ser um spin off e tendo Tails como protagonista, a Aspect fez bem em se arriscar e tentar algo diferente na jogabilidade, acho que por ser um estilo de gameplay tipo Metroid, que é uma franquia de sucesso da até então rival na época Nintendo, pode ser que isso tenha torcido o nariz de todo mundo. Mas não se enganem, o jogo é muito bom; tem ótimos gráficos, ótimas músicas e efeitos sonoros agradáveis, simples e ótimos controles, dificuldade balanceada, e um fator replay grande já que pode incentivar o jogador a querer fazer 100% dos itens. Tails Adventure é excelente, e apesar de ser “o Metroid da Sega”, não tenham preconceito e joguem essa grande pérola do Game Gear.
Tails enfrentando o líder da gangue. E não sei vocês, mas essa criatura aí tá parecendo uma paródia do Elvis Presley. E vindo da Sega que adorava colocar referências em seus jogos, não me espantaria se isso fosse verdade.
É isso aí galera! Se gostaram dessa matéria, compartilhem para seus amigos para que eles possam ver e conhecer o blog. Comentem o que acharam da matéria e se já jogaram esse game. E sigam o Bonk aqui no Blog e nas redes sociais. Até a próxima, galera retrô!
Não joguei mas jogarei. Que bela descoberta! Só por segurança eu dei uma olhada aqui no meu notepad e de fato não tenho este jogo na lista. Valeu pela dica.
ResponderExcluirParece um jogo bem rico e detalhado. Com muitos itens e mecânicas. O lance de ter um robozinho remoto eu achei um estilo de gameplay bem moderno, parece até os Shooters FPS atuais de guerra que podemos usar drones e coisas assim. E além disso tem a night vision, agora parece mesmo um FPS moderno! kkkkkkk Sobre a Green Island fiquei curioso e rodei a musica no Youtube. de fato não combina nada com o cenário, mas que é bonitinha, isso é! Rapaz erros assim num jogo com um personagem importante e na tela de itens é complicado mesmo. Tudo bem... radio ou raido mas... é complicado. Com vc disse mesmo. Ninguém fez uma revisão mínima nisso aí? :/ Mas ok. São detalhes que até fazem ficar o game mais "pitoresco" por assim dizer.
É por isso que é bom ver outros blogs. A gente sempre deixa passar batido alguma coisa e ganha em experiência. Vou jogar Tails com certeza.
Pode ser que esse lance do robozinho seja a frente do tempo, a Sega era pioneira nesse assunto, mas é meio engraçado essa comparação com os FPS modernos. A Green Island é um mini inferno mas a música é bem feliz, vai entender. O jogo pode ser fenomenal, mas não pode toda a equipe da Aspect passar erros assim no game, tinha que alguém, pelo menos um cidadão revisar o jogo, felizmente é um erro grotesco que não interfere no jogo, mas é grotesco.
ExcluirValeu por prestigiar o Blog Giovani \o/
Fala, Weslley!
ResponderExcluirQue bom ver meu querido Game Gear por aqui!
Tails Adventures é um dos meus jogos preferidos de GG. Coloco-o, inclusive, no top 10 do console. Mesmo eu achando muito difícil fazer um top 10 deste portátil, tamanha a quantidade de ótimos (e desconhecidos) jogos.
Ainda que, a princípio, seja natural torcer o nariz para o ritmo lento do game, uma vez que se trata de um personagem veloz, ao dar uma chance à aventura nota-se que ela foi muito bem executada, e como jogo isolado (sem forçar comparações com a série Sonic) é de altíssima qualidade.
Ao meu ver, quem deixa de jogar o título devido a um julgamento precipitado está vacilando.
Sobre a confusão que se faz com o nome do jogo, eu diria que ambos são válidos mas que o original é Tails Adventures mesmo (da forma que está na tela título), pois no Japão o nome é esse (está escrito dessa forma na caixa, no manual e na lable do cartucho). Ou seja, parece que foi um erro de localização quando trouxeram para o ocidente, não tendo nada a ver com a equipe de desenvolvimento.
Já o "RAIDO", sim, foi vacilo dos desenvolvedores.
Uma curiosidade é que na versão japonesa do game a história é bem diferente da que os americanos inventaram, o que era comum nessas localizações. Na versão japonesa a aventura se passa antes de o Tails conhecer o Sonic, e em algumas traduções dá a entender que eles podem ter se conhecido durante essa aventura.
E o submarino é o Sea Fox, que já havia aparecido no Sonic Triple Trouble como item especial e exclusivo do Tails na fase Tidal Plant Zone.
No mais, você cobriu tudo o que há de relevante a ser dito e fez mais uma ótima análise. Fico feliz que você tenha encarado e se divertido com esse grande jogo!
Valeu, Weslley!
Eae Cannibale! Que bom te ver por aqui novamente. Tava sentindo saudades dos seus comentários.
ExcluirA primeira vista torci bastante o nariz com essa mudança de gameplay, já que não sou muito familiarizado com a franquia Metroid, porém a Aspect conseguiu deixar bem simples e agradável a gameplay Metroid.
Poah Cannibale, valeu pelas informações extras suas, os caras tavam de brincadeira em localizar porcamente o game, e sobre o Raido aí foi muito vacilo.
Sério Cannibale que a história japonesa é tão diferente? Caramba! Eu devia ter te consultado antes de fazer essa Review, nem o submarino eu soube o nome. Peço desculpas por essas faltas de informações e por ter esquecido de mencionar o item Hammer (Item Coletável).
Valeu por prestigiar o Blog Cannibale \o/