domingo, 28 de março de 2021

Review - Magical Pop'n (Super Nintendo)

 


Magical Pop'n
Super Nintendo
Polestar
Pack-in-Video
1995




Uma Zeldinha com poderes




Magical Pop’n é um game de Plataforma side scrolling 2D. Desenvolvido pela Polestar e publicado pela Pack-in-Video, foi lançado em 10 de Março de 1995 (dia e mês do meu aniversário J) exclusivo para o Super Famicom no Japão. É um jogo que é quase muito obscuro, e vendeu pouquíssimas cópias. Pelas pesquisas, o game não chegou a vender 20.000 cópias, e é um dos games mais raros do Super Nintendo hoje em dia. O jogo parece ter um toque infantil, já que a protagonista parece ser uma criança e os itens são estrelas e doces, e por falar em protagonista, ela lembra e muito a Zelda. Será se não houve alguma represália da Nintendo? Acredito que não, já que o game vendeu muito pouco. É um game que se não fosse a emulação, eu nunca teria conhecido e o jogo estaria fadado a obscuridade eterna. Portanto, bora embarcar nessa aventura cheia de magia chamada Magical Pop’n.


Sim! A tela título já dar um ar de toque infantilizado e de muita fofura. E ela já é bem animada, dando uma boa impressão inicial pros jogadores ao iniciarem o game.





ENREDO

 

No reino mágico de To’ahl, vive uma Princesa (sem nome) e seu Avô em um castelo, onde abriga a Joia Mágica. Em uma noite, o Vovô estava ensinando a Princesa as regras da magia do reino, porém sua bola de cristal estava começando a brilhar e flutuar pra fora da mesa, prevendo algum evento maligno, mas a Princesa estava muito distraída com o brilho da bola de cristal e nem prestou atenção nesse “aviso”. Na mesma noite, o exército comandado pelo Rei Demônio invade o reino e consegue roubar a Joia. Esta joia detém uma quantidade enorme de poder que lhe permite conquistar o mundo com facilidade. A Princesa então, pega sua espada, e tem que ir atrás do Rei Demônio para recuperar a joia e derrotá-lo para voltar a paz no Reino de To’ahl. Pelo menos aqui a Princesa não é uma donzela em perigo, e o jogo só tem o clichê do vilão querer conquistar o mundo. A história para um jogo de plataforma é até interessante, mas sem grande brilho.

Esta é a Joia Mágica. O grande problemão para a protagonista, já que ela é muito poderosa, e cair em mãos erradas vai dar Bósnia! Mas olha o quão ela é bonita!
Já nessa cutscene, já vemos o quão a Princesa é bem responsável, coitado do Vovô.
Esse é o Demon King! Mas também pode chamá-lo de Dr. Wily Madruga. E sim, aqui também é um cara que quer dominar o mundo. Que coisa inovadora né! Nunca vi isso nos 8 e 16 bits!
Essa cutscene possui movimentação da chuva. Um dos raros momentos de cutscenes animadas, lembrando muito as cutscenes de jogos do PC Engine CD-ROM.











O enredo pode não ser nada inovador, mas pelo menos somando com as belíssimas cutscenes, faz com que jogador fique imerso no game.





O JOGO

 

São 6 fases. As fases seguem o padrão dos jogos de plataforma da época, vá até o final para enfrentar o chefão da fase. Porém, aqui o negócio é diferente. As fases são bem longas, e apesar de serem lineares, as fases podem ter vários caminhos para o jogador explorar e achar itens, e depois continuar nas fases. Por falar em itens, o jogo tem vários, e os itens do game são o seguinte:

·      Candy: é um item em formato de bala. Item que é dropável dos inimigos. Recupera apenas meio coração de life.

Esse item é juntamente com as estrelas o mais comum de se dropar dos inimigos.








·      Slice of Cake: é um pedaço de bolo. Outro item que é dropável dos inimigos. Recupera um coração de life.

Item que os inimigos até dropam bastante, mas não é tão frequente. Mas é uma mão na roda para não ficar com o life tão baixo.












·      Full Cake: é um bolo inteiro. Esse item só é achado dentro dos baús espalhados pelas fases. Recupera todo o life.

Esse item realmente é delicioso! Pois vai ajudar o jogador a sair de muitas enrascadas. E também, todo mundo adora itens que recuperam todo o life.












·      Star: é uma pequena estrela. Esse item é dropável dos inimigos e também aparece nas fases. Recupera uma estrela de magia.

É o item que mais aparece em todo o game. É o único item que é drop dos inimigos e que também é fixado nas fases.












·      Mega Star: é uma estrela bem grande. Item que só é achado nos baús. Recupera 10 estrelas de magia.

Pode parecer a mesma estrela acima, mas não. Bem maior, e pode parecer em vários baús em alguma parte da fase. Tem fase que tem tanta Mega Star, que mesmo que o jogador seja imprudente no uso das magias, pode-se recuperar tudo.










·      Heart: é o coração. Esse item possui 5 ao todo durante o game. Tirando a sexta e última fase, cada fase tem um coração. Esse item só é achado nos baús, e estão até bem escondidos. Encontrando um coração, aumenta um coração de life além de restaurar o life por completo.

Esse talvez seja o item que pode dar maior dor-de-cabeça de se conseguir. Pois tem fases que ele está escondido e tem que explorar bem as fases para poder coletá-los. E é fundamental achar esse item, pois o jogo não dá moleza para erros.










·     Golden Bust: é um item em formato de carinha da Princesa. Esse item também só é achado em baús, e podem estar no meio do caminho ou escondidos nas fases. Coletando três desse item, ganha-se uma vida extra.

Pode parecer um absurdo ter que achar três para formar uma vida extra, mas acreditem, vão ter fases que vai ter muitas e muitas Golden Bust. Então vidas extras não serão um grande problema.









No canto superior esquerdo tem os corações de life e acima tem a quantidade de vidas; no canto superior direito tem a quantidade de estrelas de magia; no meio superior da tela tem as armas e magias que a Princesa usa que depois explicarei o comando para selecionar e usar. Sobre as armas e magias da nossa protagonista, são elas:

·     Energy Beam: Dispara uma rajada de energia rápida que quando acerta algum inimigo sai faíscas. Sua magia poderosa é um Kamehameha. Custo de magia: Normal = 2 estrelas; Poderoso = 8 estrelas.

O tiro normal é essa coisinha azul aí. Li em alguns lugares que isso aí é lazer. Bem... Aí é interpretação pra vocês decidirem o que é isso.
Sim! Isso é um Kamehameha! A Princesa tem um cabelo grande e loiro. Acho que alguém é da família dos Saiyajins enão tá sabendo disso. DNA NELES RATINHO!







·     Exploding Wand: Atira uma bomba, onde se pegar em algum inimigo ou alguma parede ou chão ocasiona uma explosão. Sua magia poderosa é uma explosão que pega a tela inteira. Custo de magia: Normal = 4 estrelas; Poderoso = 12 estrelas.

A bomba parece um pirulito ou um chocalho. A Princesa atira fazenco um arco, bom para acertar inimigos voadores ou que estão acima ou longe, também destrói blocos específicos no formato da bombinha.
A Princesa concentra toda a energia e faz uma super explosão na tela. Pega todos os inimigos na tela.







·     Magic Chain: Uma corrente invocada pela Princesa para se pendurar em argolas e ficar se balançando de um lado pro outro. Sua magia poderosa são 5 correntes azuis que lembram gelo. Custo de magia: Normal = 0 estrelas; Poderoso = 8 estrelas.

Não pensem que essa magia só serve para agarrar certas argolas. Pois a corrente é a magia mais apelativa para atacar inimigos comuns, sub-chefes e até chefões. O último chefão fica muito fácil derrotar se usar a corrente. Dica minha: abusem da corrente.
A magia poderosa da corrente não chega a ser inútil não, pois ela pode varar certas paredes e atacar inimigos do outro lado. Pelo menos ela é bem bonita.












·     Ice Blast: Dispara três tiros de gelo. Pode causar dano aos inimigos ou congelar blocos de fogo. Sua magia poderosa é uma explosão de flocos de neve que pega a tela inteira. Custo de magia: Normal = 3 estrelas; Poderoso = 16 estrelas.

É uma das magias que são menos úteis ao game. A magia do gelo só serve mesmo para congelar coisas específicas como labaredas de fogo ou blocos de fogo. É uma magia que foi pouco explorada.
A magia poderosa de gelo é uma explosão que pega a tela inteira, só que vai caindo neve na tela.













·     Fire Blast: A Princesa assopra bolas de fogo, que podem ser assoprados uma por vez ou continuamente. Essa magia pode dar danos nos inimigos ou derreter blocos de gelo. Sua magia poderosa é uma explosão de bolas de fogo que cobre toda a tela causando muito dano nos inimigos. Custo de magia: Normal = 3 estrelas; Poderoso = 20 estrelas.

A magia é muito boa, tanto ofensivamente, quanto para resolver puzzles. O problema é que ela pode gastar bastante, já que se o jogador ficar usando direto, a magia vai consumindo estrelas que nem água.
A magia poderosa é nefasta. Pode derrotar até inimigos  mais fortes com um hit. Mas também é que mais gasta estrelas. Então usem com moderação.












·     Inner Sonic: Essa magia faz com que a Princesa possa ir rolando pelo chão e pelas paredes. É a única magia que não pode ser ofensiva, pois a Princesa pode sofrer dano dos inimigos e do cenário. Sua magia poderosa é a Princesa se transformando em bola e quicando por toda a tela destruindo os inimigos. Custo de magia: Normal = 2 estrelas; Poderoso = 8 estrelas.

A Princesa se transforma numa bolinha e sai rolando pelo chão e pelas paredes. Parece que ela é fã da Samus Aran e queria imitar a Morphing Ball. Essa magia pode ser uma perdição para o jogador, já que qualquer coisa que encostar na Princesa, ela toma dano. Cuidado ao usarem essa magia.
A magia poderosa é a Princesa imitando a Morphing Ball e ficar ricocheteando para todos os lados. Pelo menos é uma forma de atacar os inimigos.












Ufa! Acho que com isso eu cubro a parte do jogo em si. Magical Pop’n pode ser um jogo de plataforma, mas ele tem muita coisa a ser dita.

O jogo é tão generoso quanto a itens, que vão ter partes como essa que vão estar recheadas de baús. Mas às vezes pode ter bombas dentro dos baús, então tomem cuidado com essa trollagem.
A Princesa olhando atentamente para a magia mais apelona do game quanto a ofensividade.













O jogo para um Plataforma é bem completo no que se propõe. É um jogaço e vocês vão ver que ainda vou elogiar muito mais.





GRÁFICOS

 

Caras! O jogo é lindo demais! Por ser um jogo tão bonito, fica difícil por onde começar. Mas vamos lá nos guiar corretamente. Vou começar pelas cutscenes. SIM! Pelas cutscenes! E elas são maravilhosas. As ilustrações são muito bem feitas, muito bem desenhadas, me lembrando muito desenhos em quadrinhos, e algumas cutscenes possuem movimentos, como tem em jogos do PC Engine CD em forma de Anime, mas isso é em raros momentos, mas não vou criticar pois os caras já fizeram algum milagre em colocar cutscenes animadas em formato de Anime em um jogo de Super Nintendo. Antes das fases, há ilustrações das fases onde os jogadores vão se aventurar, e assim como as cutscenes, essas ilustrações também são ótimas. Os sprites, beira o absurdo o nível de capricho que tiveram. Tanto a Princesa quanto os inimigos tem muitos quadros de animação, parecem que realmente são personagens vivos, a Princesa se movimenta com tanta naturalidade que parece até um desenho jogável, os inimigos também fluem com tanta naturalidade, que eles possuem até personalidades próprias, até na hora que eles morrem, os inimigos expressam reações. Os sub-chefes e chefões também tem um nível de detalhes exemplar, muitos são grandes e muito bem caprichados, possuindo belíssimas animações, e até mesmo os mais pequenos também são bem animados. Os sprites são muito caprichados beirando o absurdo. Os cenários são ricos em detalhes, com muito parallax, os backgrounds são belíssimos, e alguns cenários possuem até vários níveis, mudando até a coloração dos cenários ficando mais escuro ou mais claro. O jogo também tem efeitos gráficos muito bons, como por exemplo, o efeito de distorção na tela quando algum sub-chefe ou chefão é derrotado, as magias são lindíssimas de se ver, efeitos de tremida quando algum inimigo é grande ou pesado pisa com bastante força no chão, e até mesmo efeito de iluminação em algumas fases. Infelizmente nada é perfeito, e o jogo possui slowdowns em algumas partes, mas nada de agravante, e isso não prejudica em nada no game. O jogo é lindíssimo graficamente, muito colorido, dando um ar de jogo infantil. O jogo é sem dúvidas um dos mais bonitos do Super Nintendo, e isso sem precisar de algum chip especial hein.

Esse sub-chefe quando é derrotado, a tela se distorce, vai esbranquiçando e o chefão se explodindo. Depois a casa aparece em algumas partes destruídas. Aqueles pequenos detalhes que fazem esse game ter um capricho gráfico dos desenvolvedores.
Nessa parte e em algumas outras da fase da Mina, a tela tem uma iluminação muito boa do fogo e a tela fica se distorcendo dando impressão de estar muito quente no local.











O jogo é um dos mais bonitos do Super Nintendo. Apesar dele não ter nenhum modelo poligonal, nenhum efeito gráfico complexo, ou mesmo um Mode 7, Magical Pop'n na sua simplicidade consegue ser muito lindo. Só jogando mesmo para ficarem maravilhados com os gráficos desse game.





ÁUDIO

 

As músicas são simplesmente maravilhosas, sensacionais, deliciosas, cremosas! E tudo o que há de bom. Os samples de instrumentos são muito bem feitos, onde é possível ouvir a bateria, o contrabaixo, até mesmo guitarras fazendo riffs pesados, e o teclado pra dar aquele toque de magia. O ritmo das músicas pode variar de temas mais alegres até de temas mais tensos e pesados. A OST do game é muito variada, tão variada que tem fases onde há mais de uma música, e isso fica evidente ao ponto dos sub-chefes e dos chefões terem seus temas próprios. E o mais bacana ainda, é que cada fase tem suas músicas que realmente combinem com elas, nenhuma música foi feita de desleixo ou que não se enquadra em nenhum tema, todas elas cumprem com maestria o propósito de cada fase. Os efeitos sonoros também são excelentes, de alta qualidade. O destaque eu dou a morte dos inimigos, onde o barulho da explosão é muito fofo, nem parece que você está matando e explodindo alguém, os barulhos de objetos do cenário são muito bons e agradáveis, as magias soam bem... Mágicas, o barulho da espada é muito bom, mas o maior destaque é sem dúvidas a dublagem da Princesa que ficou espetacular e formidável, dando ainda mais vivacidade e personalidade a protagonista. Sobre a dublagem, vou falar uma curiosidade dela mais pra frente dessa matéria, então fiquem atentos. No geral meus amigos, o trabalho de áudio de Magical Pop’n é de tirar o chapéu.

A música da primeira fase é bem feliz. Dando realmente um ar de jogo infantil, combinando com a fase, já que a fase em si é fácil de passar, meio que ensinando os jogadores a como funciona o game.
A música desta parte da quinta fase, caramba, é tensa demais! Confesso que a primeira vez que ouvi me senti bem incomodado, esperando algo de ruim acontecer. Engraçado né, duas screenshots, duas músicas muito distintas em um mesmo jogo. Enquanto uma é bem feliz, a outra chega a ser macabra.








O trabalho de áudio desse game é simplesmente incrível. Músicas bem variadas, ótima dublagem, e efeitos sonoros muito bons, é mais um quesito técnico impecável de Magical Pop'n.





JOGABILIDADE

 

Os controles, assim como os outros aspectos técnicos, também são excelentes. Jogabilidade muito sólida e precisa, e muito ágil também. Portanto, será um crime criticar os controles do game por frustrações futuras, se você errar algum golpe ou pulo amigão, VOCÊ QUE É MUITO RUIM! O botão Y ataca com a espada, botão B pula, botão A solta magia normal, botão Select solta magia poderosa, e os botões L e R selecionam as magias, segurando no direcional as diagonais para baixo a Princesa vai engatinhando, segurando no direcional as diagonais para baixo e apertar o botão B a Princesa vai dando carrinhos, e durante o pulo se apertar para baixo e o botão Y a Princesa ataca com a espada em direção ao chão. O legal da jogabilidade é a sua fluidez, pois mesmo a Princesa indo pra frente é possível continuar atacando ou até mesmo soltar magia se movimentando, e isso para um jogo de plataforma é fundamental, e também torna o jogo estratégico, pois não pode ficar gastando direto as magias, então os jogadores podem usar as magias em algum momento mais casca grossa em alguma fase. Portanto meus amigos, Magical Pop’n oferece uma jogabilidade tão boa, mas tão boa, que é impossível criticar os controles, pois eles são muito bem ajustados e o jogo ainda oferece muita fluidez nos controles.

A Princesa empurrando um bloco com um canhão atirando lasers vermelhos, e além disso ela vai se movimentando mesmo deitada para não ser acertada pelos lasers. Isso é só uma mostra de como a jogabilidade é variada.
Aqui eu tinha que usar a magia da corrente, se pendurar na argola, e ainda ter que acertar esse inimigo com a espadada para baixo, tudo isso para pegar uma Golden Bust. Felizmente, como a jogabilidade é precisa e bem ágil, isso tudo foi possível.










Mais um quesito impecável de Magical Pop'n. A jogabilidade como diria meu amigo Cannibale: "É O PURO CREME DO MILHO VERDE!" Os controles são deliciosos, o jogo é muito gostoso de se jogar.





DIFICULDADE

 

Não se iludem com o toque infantil que o jogo tem, pois ele pode esconder uma dificuldade meio cavernosa. Porém, o game prioriza bastante o bom level design do que uma dificuldade esculachada. O nível de desafio é crescente, aumentando aos poucos, mas sem frustrar muito. Na verdade amiguinhos, a dificuldade é bem cremosa, se vocês forem rejogar várias vezes, é possível até zerar sem morrer, eu mesmo já consegui essa façanha, e olha que sou um imbecil hein pra jogos antigos. Eu acho, que o jogo pode dar uma engrossada no caldo nos chefões, pois eles tem uns padrões de ataque meio chatinhos de se decorar e desviar, na hora de usar a magia do gancho pois vai ser necessário saber usá-la para prosseguir no jogo ou alcançar vários itens, e na parte de encontrar os corações para aumentar o life, pois jogar Magical Pop’n com apenas três corações é pedir pra passar raiva. Porém, mesmo o jogo tendo uma dificuldade que pode ser acentuada, Magical Pop’n propõe um desafio bastante justo e bem agradável.

Vão ter itens que vão estar em locais periculosos, que vão testar as habilidades dos jogadores, como por exemplo essa Golden Bust.









Se lembram que eu falei que a magia da corrente era muito apelativa? Pois é! A segunda forma do chefão final pode ser derrotada facilmente com a corrente, isso porque a corrente penetra nos inimigos. E o chefão final é vergonhoso de fácil, esse Demon King foi reprovado na escola de apelação do Shao Kahn.








A dificuldade de Magical Pop'n pode parecer muito alta a primeira vista, mas se insistir um pouquinho, vai achar um game com um bom level design e um nível de desafio crescente sem frustrar os jogadores. Isso ainda aliado aos excelentes controles, fazem a dificuldade desse game também ser cremosa.





CURIOSIDADES

 

Vocês se lembram que na parte do áudio, eu falei da dublagem da Princesa e que tinha uma curiosidade por trás disso? Então meus caros amigos, a dubladora da Princesa foi Al Iijima. Al Iijima teve uma vida de altos e baixos. Na adolescência, ela foi estuprada, fez aborto e fugiu de casa para depois trabalhar em bares e lanchonetes. Em 1992, Al Iijima começou a trabalhar na carreira de atriz pornô. Entre 1992-1993, ela trabalhou em mais de 100 filmes pornôs, sendo reconhecida por ser uma das melhores atrizes nesse ramo. Ela deixou essa carreira em 1993 para trabalhar no entretenimento convencional e também na carreira musical. Além de Magical Pop’n, Al Iijima também trabalhou em outro game, Good Island Cafe para o Sega Saturn, cujo qual o game é um filme interativo. Al Iijima infelizmente faleceu em Dezembro de 2008 aos 36 anos, sua causa da morte foi dada como Pneumonia, porém em 2007 foi relatado que Al Iijima sofria de outras doenças como infecção do trato urinário, febre do feno, cistite e dor aguda no lombar, inclusive ela se aposentou de tudo em 2007 por causa dos seus problemas de saúde. Em Magical Pop’n ela fez um exímio trabalho, dando muita personalidade e carisma a Princesa.


Essa foi Al Iijima. Deixou seu nome no ramo do entretenimento erótico, e conseguiu sucesso no entretenimento convencional. Ela também era conhecida por expor naturalmente sua vida e seu triste passado, dando conselhos e palestras para as pessoas, e também participava de campanhas contra o vírus HIV. Ela morreu muito jovem, mas muito jovem mesmo.





CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O que dizer de Magical Pop’n hein? Um game que tem suas qualidades técnicas fantasticamente muito boas, e que se não fosse a emulação estaria no limbo eterno da obscuridade. Gráficos incríveis, músicas e efeitos sonoros de alta qualidade, jogabilidade precisa e muito fluída e ágil, e desafio justo e crescente, fazem desse game ser muito mais do que recomendado, é obrigatório vocês conhecerem essa pérola perdida. Portanto, peguem seus everdrives, ou liguem seus emuladores, e apreciem essa belíssima obra-de-arte. Uma pena um game com tanto potencial ter ficado só no Japão e ter vendido quase nada. Viva os emuladores!

Um avestruz robótico, um dos chefões mais bizarros do game. A criatividade e maluquice dos japoneses é sem limites.
Brincando de se pendurar nas argolas. Vão ter certas partes do jogo, onde os desenvolvedores vão testar a habilidade dos jogadores em usar a magia da corrente para se pendurar nas argolas. 
Magical Pop'n beira a perfeição. Só não é perfeito pois há alguns probleminhas, mas esses probleminhas são bem insignificantes dado a alta qualidade técnica do game. Então meus amigos, se tiverem everdrive ou emulador, joguem essa pérola, não percam tempo.





É isso aí galera! Se gostaram dessa matéria, compartilhem para seus amigos para que eles possam ver e conhecer o blog. Comentem o que acharam da matéria e se já jogaram esse game. E sigam o Bonk aqui no Blog e nas redes sociais. Até a próxima, galera retrô!

2 comentários:

  1. Gosto muito de ver chuva nos 16 bits. Quando aparece é show. O estilo lembra mesmo o PCE. Nossa, adorei essa variedade de magias e ataques. Muito bom mesmo. Você elogiou tanto os gráficos mesmo sem ter um chip especial e também os sons que eu vou dar um jeito de jogar o mais breve possível este jogo. Preciso conferir tudo de bom que você descreveu aí. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, elogiei muito os gráficos e o áudio porque são exuberantes, um dos melhores trabalhos do Super Nintendo. Jogue viu, esse game é muito bom mesmo, até arrisco a dizer que é um dos melhores Plattaformers do Super Nintendo.
      Muito obrigado por prestigiar o Blog Giovani \o/

      Excluir