Street Fighter II': Champion Edition
PC Engine
Capcom
NEC
1993
Um port campeão de respeito da NEC
Em 06 de Fevereiro de 1991, a Capcom lançou um dos games que revolucionou a indústria dos games. Street Fighter II: The World Warrior foi desenvolvido na placa de Arcade CPS-1, o jogo, se não foi o criador, praticamente definiu a base do que seria um jogo de luta. O curioso, é que Street Fighter II recebeu tempos depois várias atualizações, como a Champion Edition, Turbo e The New Challengers.
O jogo foi aclamado pela crítica e pelo público, aparece facilmente em várias listas de melhores jogos de todos os tempos e de jogos fluentes de todos. E como todo bom jogo na época, recebeu muitos ports, contando todos os ports de todas as atualizações, a quantidade gira em torno de 70 ports. Pode ser que tenha mais ou menos, mas é isso aí mesmo, 70 ports. Porém, para celebrar os 30 anos, resolvi falar de um dos ports da versão Champion Edition, a respeitável versão de PC Engine. Então bora falar dela?Street
Fighter II’: Champion Edition para PC Engine foi lançado em 12 de Junho de 1993
exclusivamente no Japão, no formato de HuCard. É o maior jogo do PC Engine
nesse formato, com nada mais e nada menos do que 20 fucking Megabits de
tamanho. O mais interessante de tudo, é que quem desenvolveu esse port foi a
própria Capcom, mas quem publicou foi a NEC, minha opinião sobre isso, o que eu
acho, é que como as third-parties nessa época estavam começando a sair do
monopólio da Nintendo, a Capcom não se arriscou em publicar o game pro PC
Engine, ou então a NEC que quis mesmo, sei lá; tirem suas conclusões. Esse port
recebeu muitos elogios da crítica e dos jogadores, inclusive sendo considerada
uma das melhores versões caseiras. Bem... Será mesmo que esse port é tão bom
assim? É o que vamos descobrir! Aaah! Aqui só vou analisar como ficou port, não
vou explicar como é o game né, seria um absurdo e eu insultaria a inteligência
de vocês. Fechou galera? Beleza então!
Já dá pra sentir o naipe desse port né? Iremos mergulhar nesse verdadeiro milagre de programação para o PC Engine.
O JOGO
A única
coisa cortada da versão de Arcade foi a abertura, onde aparecem dois lutadores,
e um soca a cara do outro. No lugar, aparece a mesma abertura do The World
Warrior, port de Super Nintendo, só que no PC Engine aparece Champion Edition.
De resto, está tudo intacto. As historinhas dos lutadores quando zera o game,
os 12 lutadores também estão presentes, também tem a opção de duelar contra o
amiguinho no modo versus, só que nos estágios bônus, tem apenas dois, o bônus
dos barris pegando fogo foi cortado do port. Mas... Para quem morava nas
cavernas e saiu hoje, Street Fighter II funciona da seguinte forma: o jogador
escolhe algum dos 12 lutadores, e tem que ir derrotando todos os lutadores até
chegar no chefão do game, o Vega (lembrando que é a versão japonesa). Zerando o
game com qualquer personagem, aparece uma pequena historinha de encerramento.
Felizmente, a versão de PC Engine perdeu quase nada da versão de Arcade, fruto
dos 20 Megabit de tamanho do HuCard.
GRÁFICOS
É de fácil
entendimento que o PC Engine não conseguiria rodar graficamente com 100% de
fidelidade a versão de Arcade, mas não se preocupem, pois a Capcom conseguiu
milagrosamente deixar o port bem fiel, porém, é claro que algumas reduções
gráficas tinham que ser feitas. Os cenários perderam bastantes detalhes, pois
poucas coisas se movimentam nos cenários ou então foram cortados mesmo. Os
personagens perderam frames de animação, mas foram pouquíssimas percas de
frames, pra ser sincero, só uma olhada bem perspicaz seria capaz de julgar bem
as animações das duas versões. Mas felizmente, apesar das inevitáveis percas, a
Capcom fez um baita trabalho, pois a versão de PC Engine consegue ser fiel a
versão de Arcade nos limites do console. Aliás, Street Fighter II explora ao
máximo o hardware do PC Engine, e aonde pesquisei, o jogo foi desenvolvido no
HuCard mesmo, sem nenhum acessório de melhoria.
ÁUDIO
Por incrível
que pareça, esse é o departamento que ficou intacto, claro, nos limites do
console. As vozes, os efeitos sonoros, as músicas, estão todos aqui. Sobre as
músicas, é o que ficou aquém do port; elas não ficaram ruins, ficaram decentes,
mas ficaram estranhamente cadenciadas, um pouco lentas. Pelo menos as vozes
ficaram fiéis a versão de Arcade, é até surpreendente como a Capcom conseguiu
traduzir a fidelidade do Arcade no PC Engine (EM FORMATO DE HUCARD) as vozes e
os efeitos sonoros. Se não fossem as músicas, esse tópico seria perfeito para o
port do PC Engine.
A música do M. Bison (Vega no Japão) é um meio termo. Ao mesmo tempo que ficou decente, ficou meio esquisita.
No quesito áudio o jogo tira uma nota 7,0; só não tirou 10 porque as músicas ficaram muito esquisitas nesse port. Algumas ficaram muito boas, mas algumas outras ficaram bem estranhas, umas para não dizer péssimas.
JOGABILIDADE
Antes de
qualquer coisa, quero avisá-los uma coisa: se forem jogar no PC Engine, USEM O
CONTROLE DE 6 BOTÕES!!! Sério, evitem futuras frustrações. Claro que no
emulador é só escolher o controle de 6 botões, configurar e ser feliz. Bem...
Sobre os controles, ficou bem fiel a do Arcade. A jogabilidade continua sólida,
muito bem responsiva e fluída, se souberem os golpes especiais, eles vão sair
com naturalidade e perfeição. Então amigão! Não tente culpar seu fracasso aos
controles, não vai colar essa desculpa esfarrapada. Então meus amigos PC
Enginistas, podem ficar sossegados, pois os controles ficaram intactos. Boa
Capcom!!!
DIFICULDADE
Antes de falar desse tópico, quero falar que joguei o game na dificuldade 4 estrelas, o que seria mais ou menos o modo Normal, enfim, dado o recado, bora falar da dificuldade desse port. A versão Champion Edition, foi a primeira atualização do game, ela trouxe a possibilidade de jogar com os 4 chefões finais e balanceou a dificuldade. Pois é, o port segue fielmente a dificuldade da versão original, quanto mais estrelas acrescentar, maior será o desafio. Graças aos Deuses do Videogame, o Vega (Balrog no Japão), esse espanhol maldito, ficou mais justo na versão Champion Edition, pois na versão The World Warrior, ele era apelativo demais, podia endoidar de uma maneira que beirava o ridículo, e ficava dificílimo derrotá-lo. No mais, o port do PC Engine segue fielmente o desafio da versão de Arcade.
Já o M. Bison (Vega no Japão)... É! Ele continua difícil, chato e infeliz. Preparem uma dose de calmante antes de enfrentar esse psicopata poderoso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Street
Fighter II’: Champion Edition do PC Engine, é um fantástico port. Aliás, ele é
mais do que isso, é um milagre de programação. A Capcom fez um trabalho
primoroso, e aproveitou com excelência os 20 Megabit de tamanho. Com gráficos
fiéis apesar de reduções e cortes esperados, áudio que beira a perfeição,
jogabilidade intacta e dificuldade igual a do Arcade, para quem quiser conhecer
esse port, pode conhecer sem medo de ser feliz, pois é um dos melhores ports de
Street Fighter II, e é facilmente um dos melhores jogos do PC Engine. É super
recomendadíssimo jogar e não deve em nada aos outros ports.
Aquela sensação maravilhosa de derrotar esse canalha e zerar o game.
Final icônico do Ryu e aquele sentimento de missão cumprida.
Fala, Weslley!
ResponderExcluirQue port decente hein!
Nunca joguei, apenas vejo vídeos pela internet e parece muito competente. O importante é que mantiveram intactos a jogabilidade, a quantidade de lutadores e de cenários. Levando em consideração que é um PC Engine, as perdas que ele recebeu parecem pormenores.
À espera da sua análise de Street Fighter II de Virtual Boy kkkkkkk
Abraço, Weslley! Bom vê-lo a todo vapor na produção de conteúdo!
Eae Cannibale!
ExcluirUm dos melhores ports da versão Champion Edition. Não deve em absolutamente nada dos outros ports.
A Capcom conseguiu fazer milagre colocando boa parte da versão de Arcade no PC Engine, isso no formato HuCard sem nenhum acessório de melhoria. Ficou fiel nas limitações do console. Pode jogar sem medo de ser feliz.
Sobre a versão de Virtual Boy, vou dar uma olhada bem minuciosa, pois fiquei bem curioso.
Valeu por prestigiar o Blog Cannibale.
Joguei bastante essa versão do PC Engine e é uma das minhas preferidas do jogo. É incrível o que esse pequeno grande console era capaz de fazer as vezes. Em alguns aspectos, como nas vozes, consegue ser até melhor que a versão do Mega Drive.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, Weslley. Que venham mais outros ótimos reviews.
Eae MX! Que bom te ver por aqui! Fico bem felizão com sua visita.
ExcluirÉ um dos melhores ports com toda certeza, temos que bater palmas para o feito da Capcom em portar para o PC Engine. A parte do Áudio em boa parte acho melhor no PC Engine, mas as músicas ficaram melhores no Mega Drive. Tirando as músicas e umas reduções e cortes gráficos, o port ficou muito competente.
Valeu por prestigiar o Blog Marcos.