sexta-feira, 19 de março de 2021

Review - Jurassic Park (Master System)

 


Jurassic Park
Master System
Sega
1993




Um jogo digno de Hollywood no Sistema Mestre




Jurassic Park é um game de Ação e Plataforma em 2D. Desenvolvido e publicado pela Sega, foi lançado em 1993 para o Master System na Europa e Brasil; e Game Gear no Japão, Estados Unidos, Europa e Brasil; o jogo é baseado no filme Jurassic Park de Steven Spielberg, que por sua vez é baseado no livro Jurassic Park de Michael Crichton.

O filme é um dos maiores blockbusters da história, o filme custou US$ 63.000.000,00 milhões de dólares e lucrou simplesmente mais de US$1.000.000.000,00 bilhões de dólares; recebeu vários prêmios e é um dos maiores clássicos do cinema. E assim como toda mídia da época que faz sucesso, Jurassic Park também ganhou jogos. E MUITOS JOGOS! Mas a versão de Master System chamou minha atenção. E agora? Chamou a minha atenção por ser bom? Ou é muito ruim? Consegue entregar pelo menos algo decente do grandioso filme? Essas perguntas serão respondidas nessa matéria! BORA LÁ!


A gente já pode esperar coisa boa do game já na tela título.





O JOGO

 

O enredo segue o filme, bem... Segue, mas na medida do possível, pois a Sega meio que dá uma inventada em algumas partes do jogo para adaptar de acordo com o game, e ficou muito boa essa adaptação. No jogo controlamos o Dr. Alan Grant em busca de eliminar a ameaça do Tiranossauro Rex e reestruturar a paz no Parque dos Dinossauros. O jogo contém 5 fases ao todo, e as fases são representadas por Dinossauros que são os chefões das fases, e são eles: Triceratops, Pteranodon, Velociraptor, Brachiosaur e Tyrannosaurus (T-Rex). É possível escolher qual fase o jogador queira ir, isso mesmo, ao estilão Mega Man de ser, porém, a fase do T-Rex só pode ser liberada se o jogador passar de todas as 4 fases iniciais e com uma condição a mais, mas que vou falar disso quando eu for falar dos itens. E vocês perceberam que mais um jogo aqui no Blog pega referência de escolher fases ao estilo Mega Man e Space Harrier II, o primeiro foi Bulk Slash de Sega Saturn. Todas as fases têm duas mecânicas de jogo: a primeira parte é um jogo de tiro e a segunda parte é um jogo de plataforma. 

Mais um jogo que pega inspiração em Mega Man e faz o jogador ter a opção de escolher qual fase que ele queira ir.
Assim como em Space Harrier II, só é liberada a última fase se o jogador completar todas as outras fases.













Na parte do jogo de tiro, controlamos uma mira e temos que atirar nos dinossauros, todos os dinossauros que atiramos dropam itens, e esses itens podem ser uma poção azul, gasolina e o bonequinho do Dr. Grant. No final desta parte, aparece um dinossauro como chefe, e só pode acertá-lo aonde a mira indica, derrotando o chefe, o jogador vai pra segunda parte do game. Só lembrando a vocês que tanto o life quanto as vidas vão permanecer para a parte de plataforma, portanto peguem o máximo de itens possíveis na parte de tiro.

·       Poção azul: recupera uma barrinha de life do Dr. Grant.


Esse item também tem na fase de plataforma. É o item mais dropável dos dinossauros na parte de tiro.









·       Gasolina: aumenta uma barra de life do Dr. Grant. É possível aumentar duas vezes a barra de life, pois nessa parte do game são duas gasolinas dropáveis dos dinossauros.

Apesar de ser um item exclusivo da parte de tiro, é um item crucial para a parte de plataforma. Portanto não deixe nunca de pegar esse item tão valioso.






·       Bonequinho do Dr. Grant: Concede uma vida extra ao jogador.

Assim como a poção azul, esse item também aparece na parte de plataforma.










 
 A segunda parte do game é o bom e velho Plataforma. E não tem muito segredo. O jogador vai explorando as fases até chegar no final e enfrentar o chefão. Os chefões são os dinossauros correspondentes de suas fases. Na parte de plataforma tem itens que aparecem na parte de tiro, porém a outros itens que precisam ser mencionados, que são:

C coin: Item que é dropável dos dinossauros nas fases. Juntando 10 moedas o jogador ganha um continue.

Esse item é o mais dropável da parte de plataforma. Pelo menos ele é um coletável muito útil pois ele dá um continue. Mas até juntar 10, é melhor não morrer.










·     Negative C coin: Item que só é dropável de certos dinossauros na última fase. É uma moeda colorida. Porém esse item é maléfico. Ele diminui um continue se for coletado. Então NUNCA PEGUEM ESSA MERDA!

Esse item... JAMAIS PEGUEM! Ele é muito maléfico! Pode parecer bonitinho, mas é muito ordinário.











·       Health pack: É a maleta de primeiros socorros, porém ela não é usável diretamente. Ela só pode ser usada no menu de pause quando ela for selecionada. Recupera todo o life do Dr. Grant.

Fazendo uma analogia cretina a Mega Man, esse item seria o "Energy Tank" de Jurassic Park. Perdoe-me Seguistas por isso.












·       Poção vermelha: Essa poção só é encontrada na parte de plataforma. Ela recupera duas barras de life.

Esse item é mais valioso que o azul. É um item que é mais fácil achar nas fases do que dropar dos inimigos.













·       JP logo: Se lembram que pra ir pra última fase é necessário uma certa condição além de passar das 4 fases iniciais? Então... Esse item é CRUCIAL para a última fase poder ser liberada e o jogador conseguir o final bom. Se caso faltar algum, esqueçam a última fase. Explorar as fases e matar todos os inimigos é sempre bom nesse caso.

Se quiserem ir para a última fase e não pegar o final ruim, tem que ir à caça desse item. E sim, já peguei final ruim por não coletar todos os JP logos.












Não falei do bonequinho do Dr. Grant e da Poção Azul pois já falei deles acima na parte de tiro.

No canto inferior esquerdo tem o life do jogador, onde em todas as fases quando começa ou se usa um continue o jogador começa com 3 barras de life; para acrescentar mais life, já escrevi acima. No canto superior direito é o life dos chefes da parte de tiro e dos chefões principais do game. Aí o pessoal que nunca jogou esse vai me perguntar o seguinte: “MAS O WESLLEY, É SÓ ISSO”?! Calma meus miguxos retrôs! Agora é que o jogo vai mostrar a magia hollywoodiana (ou não, eu que estou fazendo charminho desnecessário mesmo). No menu de pause, nos três quadrados do canto superior esquerdo, aparece as três armas do game: Rifle, Grenade Launcher e Grenade; e não se preocupem com munição pois as armas são infinitas; no quadrado do canto superior direito fica armazenado a maleta de primeiros socorros, o máximo de maletas que se pode armazenar são 9, e para usá-las é necessário colocar a mão do Dr. Grant na maleta e apertar um botão; a mãozinha do Dr. Grant é o selecionável dos itens, quando a mãozinha para em algum item e o jogador apertar um botão, ele selecionará esse item; no meio esquerdo da tela é o Dr. Grant fazendo a animação de tiro correspondente quando coloca o cursor em alguma arma; no meio direito da tela aparece as moedas C que o jogador vai coletando durante o game, colecionando 10 moedas ganha-se um continue; e na parte inferior da tela aparecem as seguintes informações: Hi-Score (é a pontuação máxima no game, Score (a pontuação atual do game), Player (é a quantidade de vidas que o jogador possui), Continue (é a quantidade de continues que o jogador possui). E meus colegas! Depois de tanta informação sobre o game, mostrando que essa versão teve todo o cuidado possível dos desenvolvedores, bora falar de uma das coisas que me deixou babando na qualidade técnica, OS GRÁFICOS!

Essa é a tela de pausa do game, e é aqui onde a magia Spielberguiana acontece. Aqui pode escolher as armas, usar a maleta de primeiros socorros e ver as informações como a quantidade de vidas e continues. Mas imagina utilizar o botão de pausa lá no console toda hora? Delicioso né?!
Essa parte é a de tiro do game. Todas as 5 fases do game tem essa parte. E é muito divertido sair atirando em dinossauros horríveis querendo bagunçar o carro.











O jogo como puderam ver é bem variado, e felizmente não cai na repetição, deixando o jogador grudado no game e querendo rejogar mais.





GRÁFICOS



Graficamente o jogo é lindo, belíssimo, e caprichado nos mínimos detalhes para um game 8 bits. Os sprites são muito bem feitos, incrivelmente bem animados e do tamanho certo, sem ser grandes e nem pequenos, inclusive há dinossauros que tem animações a mais como os da fase do Pteranodon que aparecem do nada e quando são derrotados eles ficam desmaiados e respirando, e aparece o movimento da barriga como se tivesse respirando. Além dos sprites, os cenários são muito bem caprichados, com algumas fases simulando transparência, as partes de tiro têm parallax e algumas fases de plataforma também tem o parallax, e tem cenários e backgrounds que tem movimentação ao fundo, dando vida aos cenários e enriquecendo ainda mais as fases, e também o jogo explora muito bem a palheta de cores do Master System. As cutscenes também são muito bem feitas, incluindo animações nelas, dando ainda mais aquele toque hollywoodiano. Se eu fosse reclamar dos gráficos, seria que o sprite do rosto do Dr. Grant é esquisito, pois simplesmente não tem nem olhos e nem boca, não tem nada, mas pode ser a limitação de hardware do Master System; e a outra reclamação seria que os dinossauros principais não conseguiram representar muito bem eles no filme, o T-Rex por exemplo parece um dinossauro grande e genérico. Mas francamente né! Os gráficos são tão cinematográficos que esses pormenores não são nada perto da grandeza hollywoodiana desse game.

Dentre todas as fases, a que eu mais destaco graficamente é certamente a do Triceratops. Tudo é lindo e parecendo que tem vida. O impacto visual dessa fase foi muito grande quando eu vi a primeira vez.
As cutscenes desse game são também cinematográficas, na medida do possível para os 8 bits. Mas mesmo assim, em certas cutscenes há animações, o que dá muito destaque ao enredo e ao jogador se envolver com o game.










Na parte gráfica, Jurassic Park dá show! Tudo foi feito com muita dedicação e cuidados. Certamente esse game figura em algum top 10 de jogos mais bonitos do Master System, se não figura, deveria, pois ele é lindo!





ÁUDIO

 

As músicas são muito boas, explorando muito bem o som PSG do Master. As músicas além de boas têm ritmos variados, umas são aceleradas, outras cadenciadas, músicas alegres, músicas tensas, aqui tem pra todos os gostos. Praticamente não existe música ruim, e eu adoro todas, infelizmente até onde eu pude ouvir, não tem a música tema de Jurassic Park convertida para os 8 bits no som PSG, uma pena. Os efeitos sonoros cumprem bem o papel e são agradáveis de se ouvir. Uma coisa curiosa, é que antes de começar cada fase, há um rosnado de dinossauro, muito bem digitalizado por sinal. Na parte sonora, o game mantém a pegada hollywoodiana.

A música de batalha contra os chefões é tensa e acelerada, combinando perfeitamente com o clima de batalha contra eles.
A música dessa fase é cadenciada, porém é excelente, até combinando bem com a proposta da fase em si.












As músicas e efeitos sonoros também são dignos do filme. A Sega teve bastante cuidado nesse departamento. E eu desafio vocês a acharem algum áudio ruim desse game.





JOGABILIDADE

 

Os controles são bem simples e excelentes, bem ajustados e sólidos, até mesmo na parte de tiro os controles são ótimos e responsivos. Na parte de tiro, os botões 1 e 2 atiram, e os direcionais movimentam a mira. Na parte de plataforma, o botão 1 atira e o botão 2 pula, segurando o direcional para cima e apertando o botão de pulo Dr. Grant pode se pendurar na parte de cima e pode até se movimentar pendurado, e segurando o direcional para baixo e apertar o botão de pulo o personagem vai descer para alguma plataforma abaixo, e apertando o botão Start vai para o menu, e para quem não sabe, o Master System tem o botão de pausa no próprio console, e adivinhem só: VAI SER PRECISO USAR O BOTÃO DE PAUSA VÁRIAS VEZES! Quem for jogar no console, já sabem! Na parte dos controles, não tenho o que questionar, os controles são muito bons, e não culpem as frustrações de vocês do game encima dos controles, não deem essa desculpa esfarrapada, e também o jogo incentiva bastante o uso dos comandos.

Dr. Grant é tão foda que pode ir se pendurando nas fases, desafiando a lava. Me digam se isso não é fodasticamente foda?!
Tem coisa melhor que ficar tacando granadas nos dinossauros? Só uma bazuca na cara de dinossauros voadores.










A jogabilidade é bem simples, porém ela é muito eficiente. Até na parte de tiro os controles são bem eficientes. Então, quem for jogar, jamais culpem os controles por futuros fracassos.





DIFICULDADE

 

Por mais incrível que possa parecer, apesar de ser um jogo 8 bits, o game não tem uma dificuldade de querer arrancar os cabelos. Não tô dizendo que é fácil, muito pelo contrário, o game vai exigir decoreba e habilidade nos controles, mas a dificuldade é muito boa e o jogo tem um ótimo level design e a padronização dos inimigos ajuda na decoreba. Claro que para um iniciante, o jogo vai ser bem desafiador, ainda mais na parte de tiro, mas depois que for jogando bastante, o jogo fica bem gostosinho de jogar. Os chefes, eu diria que são 8 ou 80, ou eles podem ser muito fáceis ou muito difíceis, exceto o T-Rex, esse meus amigos, preparem várias vidas e maletas de primeiros socorros, pois ele é casca grossa. Mas uma parte específica me faz querer questionar o sadismo de alguns desenvolvedores de jogos: POR QUE CARALHOS NA FASE DO T-REX TEM UMA BOSTA DE LABIRINTO ONDE NO FINAL TEM 7 PORTAS PARA ESCOLHER A CERTA? Quem foi o desgraçado que pensou nisso?! Tirando essa bosta de presepada, a dificuldade é muito boa e incentiva o jogador a querer jogar mais e mais.

Essa parte... ESSA PARTE...!!! Já não basta a desgraça de um labirinto, ainda tem que colocar várias portas para escolher a certa. E ai de vocês se errarem a porta, volta toda a fase. Divertido né? NÃO! NÃO É!
As lutas contra os chefes não são tão difíceis, só são bem chatas. Exceto o T-Rex! Esse vai dar muita dor-de-cabeça para quem for tentar zerar Jurassic Park.











Para um jogo de 8 bits, Jurassic Park surpreende bastante na dificuldade, pois ela não é tão alta e não é frustrante. O jogo dá prioridade ao bom level design e a padronização dos inimigos para os jogadores decorarem o game para finalizar.





CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Jurassic Park no Master System é excelente! É mais do que um jogo, é uma obra cinematográfica para os 8 bits da Sega. Gráficos lindíssimos e soberbos, ótimas músicas com bons efeitos sonoros, jogabilidade ótima e desafio justo e delicioso, o game é indispensável para os fãs do Master System e para quem é fã do filme. Spielberg deve tá orgulhoso de ter um jogo baseado em um de seus sucessos que tenha captado de maneira inteligente o filme.

Jurassic Park entretém de maneira fantástica. Pois tudo nele funciona perfeitamente, até as partes de tiro são prazerosas de se jogar.
Jurassic Park foi um soco muito grande na minha cara a primeira vez que vi. E quando joguei fiquei deslumbrado. É um dos melhores jogos de Master System que joguei na vida.










Quem disse que filmes não podem virar games, são uns putas hipócritas! Se derem o trabalho de adaptar algum filme pra jogo para empresas competentes, sai um jogo muito bom baseado em filme. A Sega provou isso, de maneira esplendorosa. 





É isso aí galera! Se gostaram dessa matéria, compartilhem para seus amigos para que eles possam ver e conhecer o blog. Comentem o que acharam da matéria e se já jogaram esse game. E sigam o Bonk aqui no Blog e nas redes sociais. Até a próxima, galera retrô!

2 comentários:

  1. Acho legal jogos que escolhem fases com antecedência ao estilo MM. Cara, que veneno esse - C coin. Perder um continue é tenso. Não lembro disso em outros jogos. Tem razão. Imagine ter que usar pause no console. :) Tenso! Jogos que misturam jogabilidades distintas como esta (plataforma e tiro) são interessantes. Essa fase do Triceratops parece ser linda mesmo, tem muito movimento ali. Também acho que filmes podem gerar bons games. É que a tendência no caso de um jogo que é uma bifurcação de um filme é ser mais uma forma de fazer dinheiro rápido. Mas isso é uma tendência porque o produto principal neste caso é o filme e não o jogo. Mas, claro. Se o pessoal dá mais atenção e coloca uma equipe legal parar desenvolver, coisas boas podem sair disso. Esse negócio de labirintos e portas nos jogos eu tento fugir ao máximo. Tem que ser muito bem implementado para dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Giovani! Também acho legal você poder escolher fases, isso torna o jogo estratégico pois você pode ficar treinando o jogo com isso. A fase do Triceratops no quesito gráfico foi uma joelhada no meu saco, tamanho impacto visual que houve, e sim ela é lindíssima. É o que eu sempre falo, se botassem desenvolvedoras competentes para trabalhar nessas adaptações, com certeza não iria ter tanta coisa vergonhosa espalhada dos 8 aos 32 bits.
      Valeu por prestigiar o Blog Giovani \o/

      Excluir