domingo, 18 de julho de 2021

Lista: Jogos do Sonic que EU JOGUEI!

 






PARABÉNS SONIC! 30 ANOS DE VIDA!!!





Em 23 de Junho de 1991, era lançado um game que mudaria o rumo do Console Wars dos 16 bits, Sonic The Hedgehog para Mega Drive. Jogo que fez a Sega imprensar a Nintendo contra a parede, ligar o sinal de alerta da Big N e fez Sonic bater de frente com Mario. Depois de fracassar com Opa-Opa e Alex Kidd, a Sega achou o mascote perfeito para disputar cara-a-cara com Mario. Sonic fez um sucesso colossal, principalmente pelo game fazer uso do marketing da Sega na época, o tal do “Blast Processing”. Sonic era um jogo rápido, colorido, com músicas marcantes e fases icônicas. O sucesso também tem muito haver com o Mr. Tom Kalinske, que conseguiu convencer Hayao Nakayama a fazer com que o jogo viesse junto com o console nos Estados Unidos, e o sucesso veio, 15 milhões de cópias vendidas, fazendo esse o jogo mais vendido do Mega Drive. O jogo se transformou em franquia, uma enorme franquia. Tão enorme, que tem até vários spin-offs e crossovers com Mario. Enfim...! Para homenagear o ouriço azul mais metido e carismático do mundo, resolvi montar uma lista de jogos do Sonic que eu joguei. Só um detalhe: Só vou mencionar os jogos que eu joguei até fazer essa matéria. E outra coisa: não joguei nenhum em um console original, talvez o último que irei mencionar, mas o resto só foi em emuladores mesmo. E outra coisa: só mencionarei jogos do Sonic; nada de jogos spin-offs com outros personagens principais como o Tails e Knuckles. Beleza gente? É hora de falar dos jogos dessa maravilhosa e inconsistente franquia. 

Arte que encontrei no Google da evolução do Sonic com o decorrer dos anos. A imagem mostra até 2006, mas de 2006 em diante meio que esse Sonic virou padrão para os jogos 3D. Se bem que acho que é uma desevolução, pois o Sonic do 3D é uma farsa que detesto, mas há quem goste.





Sonic The Hedgehog (Mega Drive/1991) 



DesenvolvedoraSonic Team 
Publicadora: Sega 

Sonic The Hedgehog foi lançado inicialmente para Mega Drive em 1991. Mas devido o seu icônico sucesso, ele apareceu em milhares de coletâneas, até mesmo em coletâneas de outros consoles e de outras gerações. O game é icônico em tudo, até mesmo na sua frustração da Labyrinth Zone e nas fases bônus. O jogo tem gráficos maravilhosos, jogabilidade impecável, level design que explora a velocidade do ouriço e músicas fantásticas. O jogo é querido por todos os Seguistas até hoje. 

Minha experiência: 

Pra quem não sabe, Sonic 1 foi o primeiro jogo que vi na vida, e se tem alguém que eu tenha que agradecer a gostar de videogames, eu tenho que agradecer demais ao Sonic. A filha caçula da minha Madrinha tava jogando, e eu só ficava olhando aquela belezura, principalmente sua icônica Green Hills Zone. A primeira vez que joguei foi naquele “delicioso” emulador Super Coleção para PlayStation 2, um emulador bem meia-boca mas que foi um belo quebra-galho e que me despertou novamente a paixão por jogos antigos. Consegui zerar, apesar daquela bosta de Labyrinth Zone (COMO EU ODEIO ESSA PORRA!), zerar ele foi uma sensação muito gostosa e divertida de zerar esse grande clássico. De vez em quando eu pego ele para jogar, apesar de preferir mais o Sonic 2. 

A famosa e icônica Green Hills Zone. Minha infância passando por essa imagem olhando a primeira vez um videogame na vida. Passa mil coisas na cabeça quando jogo essa fase.
A desgracenta e lazarenta Marble Zone. Fase odiada por mim e por milhares de outros fãs de Sonic. Para uma segunda fase ela é bem difícil com um desafio que chega a ser injusto. Odeio essa maldita fase. Morri milhões de vezes aqui.
As famosas telas bônus para tentar coletar as Esmeraldas do Caos, que eu carinhosamente apelido de fases bônus Pink Floyd, de tão psicodélico que é. A propósito, eu DETESTO os bônus stages do primeiro Sonic, que bom que do 2 em diante foi abolido.
A temida Labyrinth Zone. Não só a fase foi feita pelo cramunhão, mas a contagem da morte arrepia até a alma e causa um desespero mais alto que a Torre Eiffel. Fases aquáticas do Sonic nunca são bom negócio, mas essa em específico é infernal.










Sonic The Hedgehog 2 (Mega Drive/1992) 


Desenvolvedora: Sega Technical Institute (STI) 

Publicadora: Sega 


Sonic The Hedgehog 2 foi lançado em 21 de Novembro de 1992, e é sequência do primeiro game. A sequência conseguiu um grande feito: melhorar em tudo em relação ao primeiro game. Os gráficos foram melhor trabalhados e ficaram bem melhores, a jogabilidade foi mais refinada com adição do glorioso spin dash, as fases foram melhor construídas, as músicas ficaram igualmente icônicas, apesar de preferir do primeiro game. Apesar das melhorias, o jogo não conseguiu vender mais que o primeiro, mas é o segundo game mais vendido do console. 


Minha experiência: 


Esse só comecei a jogar no emulador Super Coleção, e lembro que fiquei empacado na Metropolis, que aliás ooohhh fases chatas hein! Só fui zerar anos depois no emulador Fusion. Mas mesmo com algumas frustrações, Sonic 2 virou rapidamente meu jogo preferido da franquia do Mega Drive e da franquia como um todo. Eu recomendaria o pessoal que nunca viu Sonic na vida começar a jogar por esse aqui. Amo demais Sonic 2.


Só a lindeza da Emerald Hill Zone já vale jogar e apreciar Sonic 2. E foi aqi a primeira aparição do Spin Dash, movimento muito útil a jogabilidade de Sonic.
Os bônus stages do Sonic 2 já são completamente diferentes, numa perspectiva 3D como se fosse uma corrida. E é um milhão de vezes melhor que aquela coisa psicodélica do primeiro, e é também meu preferido.
Aquela coisa deliciosa de transformar o Sonic no Super Saiyasonic, depois do trabalho de coletar as 7 Esmeraldas do Caos. Alguma coincidência com as 7 Esferas do Dragão e o Super Saiyajin? Não sei!!!
Eu amo demais Sonic 2. Mas nem o meu mais alto nível de paixão por esse game me faz ter muito aborrecimento com essa maldita fase, Metropolis. Se a Labyrinth Zone é o inferno, Metropolis é um enrabamento anal no jogador. E quem conseguiu ser Super Saiyasonic aqui, tem meus parabéns e palmas.


Sonic The Hedgehog 3 (Mega Drive 1994/PC 1997) 


Desenvolvedora: Sega Technical Institute (STI) 

Publicadora: Sega

 

Sonic The Hedgehog 3 foi lançado em 1994 para o Mega Drive e para o PC Windows em 1997, e ele é um game diferente pois teve o uso do cartucho “lock on” chamado Sonic 3 & Knuckles, acrescentando Knuckles no game. Esse cartucho também serve para os dois antecessores, acrescentando Knuckles no Sonic 1 e 2Assim como no Sonic 2, o STI refinou ainda mais os gráficos e a jogabilidade, acrescentando escudos elementais e outras mecânicas de jogo. O game tem uma curiosidade sobre as músicas, que dizem que Michael Jackson participou das composições mas não quis que seu nome fosse creditado, eu vi que muita genta fala que é verdade isso, mas eu fico naquela dúvida. O jogo fez sucesso porém não tá no top 3 de jogos mais vendidos do console, e também é o que menos gosto da trilogia clássica do Mega Drive. 


Minha experiência: 


Se não me engano, esse jogo não rodou no Super Coleção, portanto, joguei ele no Fusion a primeira vez, e joguei a versão original sem o lock on com Knuckles, e lembro que já na segunda fase eu já não estava gostando do game. Nunca quis rejogar ele ou jogá-lo até zerar, mas eu gosto de ver amigos youtubers zerando ele. Não tenho ódio ou coisa parecida, só não gosto dele mesmo, mas admito que ele é bonito demais.


Uma coisa que achei interessante nesse game foi que implementaram transições de tela e modificações de cenários, em vez de somente uma tela preta e um cenário diferente. Isso se repetiu no Sonic Mania.
As fases bônus de coletar as Esmeraldas do Caos ainda continua na perspectiva 3D, porém com uma área circular. Apesar de chato, é estonteante o efeito gráfico aqui. Mode 7 não é só Super Nintendo não.
Ice Cap Zone e sua música usada em mitos canais no YouTube e medleys. Aliás essa parte é onde Sonic anda sozinho, né não Cannibale kkkkkkkkkk.
Os escudos elementais são outra coisa boa que implementaram aqui, tanto é que voltaram a usar no Sonic Mania. Podia ser mais usado nos outros games 2D da franquia, pois eu adoro demais esses escudos.


Sonic 3D Blast (Mega Drive/Sega Saturn/PC/1996) 



DesenvolvedoraTraveller’s Tales/Sonic Team 

Publicadora: Sega 


Sonic 3D Blast foi lançado inicialmente para o Mega Drive. Posteriormente foi portado para o Sega Saturn e PC Windows. O jogo se diferencia da trilogia clássica por introduzir o ouriço azul ao mundo “3D”, mas que na verdade não é 3D nada. É somente um jogo isométrico que simula uma perspectiva tridimensional e os gráficos serem pré-renderizados, estilão Donkey Kong Country. Os gráficos são muito bons apesar dessa mudança drástica de estilo visual, músicas boas e jogabilidade que se adequa bem ao estilo isométrico. Apesar de ser um jogo bem competente, ele não foi tão bem recebido por todo mundo, inclusive recebendo algum hate com o passar dos anos. 


Minha experiência: 


Apesar de algumas pessoas detestarem esse game, eu até curto ele um pouquinho. Não é meu preferido, nem mesmo adoro de paixão, mas não consigo odiar ele. Preciso um dia tentar terminar ele, pois é um daqueles jogos que me fazem querer jogar até terminar. Não lembro aonde conheci exatamente esse game, só sei que foi por causa do YouTube, e sim, é mais um que foi pelo emulador Fusion.


Sonic sendo introduzido ao mundo isométrico, simulando 3D. Não sei porque da raiva das pessoas em relação a esse game, tem muita coisa realmente no 3D que é uma bosta, e Sonic 3D Blast faz o simples de maneira positiva.
Na versão de Mega Drive os special stages são na perspectiva 3D, porém com os mesmos gráficos pré-renderizados.
O jogo no geral é bem bonito, mas tem algumas fases que tem uma certa poluição visual, como essa fase aqui por exemplo.
Na versão de Sega Saturn os special stages são inspirados no Sonic 2 de Mega Drive, porém, a diferença é que aqui os special stages são realmente em 3D, feitos com polígonos. Com exceção do Sonic que é meio feinho, essas fases ficaram lindas aqui.

Sonic CD (Sega CD 1993/PC 1996/Game Cube & PlayStation 2 2005/AndroidiOSPlayStation 3 & XBOX 360 2011/Apple TV 2016) 


Desenvolvedora: Sega 

Publicadora: Sega 


Sonic CD foi lançado inicialmente em 1993 exclusivo para o Sega CD, porém, com o fracasso do add-on no Mega Drive, a Sega resolveu portar em 1995 para o PC, e depois foi relançado em 2005 para PS2 e Game Cube na coletânea Sonic Gems Collection. Em 2009, Christian Whitehead conseguiu portar de maneira remasterizada o game para iOS, e posteriormente essa versão, em 2011, saiu para: PS3, XBOX 360, Android e Apple TV. Falei sobre isso, pois Sonic CD é um game que apesar de manter a essência da trilogia do Mega Drive, acrescentou mecânicas de jogabilidade que muitas pessoas torceram o nariz, mas ainda sim, esse game é muito querido pela Sega, pois Sonic Mania reaproveitou muitas fases desse game. Sonic CD mantém os ótimos gráficos dos jogos de Mega Drive, porém com um refinamento muito superior se aproveitando do hardware do Sega CD, com efeitos gráficos soberbos como as fases bônus com pseudo 3D, ah lá Mode 7, efeitos de scalling, modelos poligonais (apesar de serem simplórios), e sprites com mais animações, e músicas muito boas com uma jogabilidade que mantém a essência, Sonic CD é um clássico incompreendido, mas eu entendo perfeitamente as críticas a esse game. 


Minha experiência: 


Entendo perfeitamente as críticas a esse game, pois é um game confuso, com a mecânica de viajar no passado, presente e futuro, que até hoje nunca entendi isso. Além disso, o jogo tem um level design que me frustra demais, com inimigos pessimamente posicionados para sacanear demais a minha jogatina. É um game que tenho uma raiva imensa, porém respeito seu legado, mas nunca quis e nunca vou querer mais rejogá-lo. Pelo menos esse jogo é bom para ver amigos meus youtubers tomando naquele lugarzinho, né não Hiew e Sam Retrozera?!


Uma das mecânicas principais desse game é viajar no tempo e destruir umas máquinas para fazer o final bom. Só que essa mecânica me fez detestar esse game, pois é confuso demais e não muito intuitivo.
Os special stages desse game são numa perspectiva simulando 3D, tipo o Mode 7. Apesar de não ser tão fluído, os special stages ficaram lindos e o efeito 3D ficou bem convincente.
Stardust Speedway e sua eletrizante corrida entre Sonic vs. Metal Sonic, com Robotnik tentando atrapalhar a corrida. No Sonic Mania, o cenário de fundo é mais bonito com uma cara gigante do Robotnik feito com polígonos.
Essa parte fez meu amigo Sam Retrozera suar e chorar sangue na live que ele fez em 2017. E como a gente gosta de sofrimento alheio, essa live foi divertida demais. Link da live em azul.

Sonic The Hedgehog (Master System/Game Gear/1991) 



Desenvolvedora: Ancient 

Publicadora: Sega 


Partindo para os 8 bits, o primeiro jogo do ouriço foi lançado em 1991 para Master System e Game Gear. Não é um port, apesar de algumas semelhanças, a versão 8 bits é diferente da versão de 16 bits. O level design é focado mais na exploração do que na velocidade do Megão. Para obter as Esmeraldas do Caos é necessário explorar bem as fases para encontrá-las, tirando as fases bônus. Com belos gráficos, músicas igualmente icônicas, jogabilidade impecável, e level design excelente condizendo com a exploração, muita gente prefere Sonic nos 8 bits. Eu sinceramente, recomendaria jogar tanto a versão 16 bits quanto a versão 8 bits. 


Minha experiência: 


Esse eu joguei a primeira vez no saudoso Super Coleção, e engraçado que foi nesse emulador que conheci Sonic nos 8 bits. E não vou mentir para vocês, me causou um certo espanto um Sonic com visual “reduzido” e diferente, e ter uma jogabilidade não tão veloz. Mas depois que o espanto se foi, aproveitei demais a jogatina e me diverti muito. Mas confesso que demorei pacas para zerar. Nunca consegui zerar coletando todas as Esmeraldas do Caos. Preciso um dia me desfazer desse pecado. Aliás, foi o primeiro jogo de Master System que emulei no Fusion, e também zerei sem conseguir todas as Esmeraldas do Caos. Pra quem nunca jogou a versão 8 bits, recomendo demais. Prefiro mais Sonic no 8 bits que nos 16 bits.


Essa foi a única Esmeralda do Caos que peguei naturalmente, ou seja, sem usar detonado. E foi no modo cagado ainda, pois foi na pura sorte ter descoberto essa Esmeralda do Caos.
A fase Bridge, com sua icônica e deliciosa música, como eu amo a música dessa fase. Essa parte é um auto-scroll, ou seja, a câmera se movimenta sozinha.
A Labyrinth Zone na versão 8 bits não é o inferno na Terra como é na versão 16 bits, mas ainda é uma desgraça se bobear, e tem a contagem da morte pra dar aquele arrepio na espinha.
Na versão de Game Gear, o sprite do Sonic é completamente diferente. Na verdade, tá parecendo é um gato mesmo (quem pegou a referência pegou).

Sonic The Hedgehog 2 (Master System/Game Gear/1992) 



Desenvolvedora: Aspect 

Publicadora: Sega 


Sonic The Hedgehog 2 foi lançado para Master e Game Gear em 1992. Esse jogo marca a estreia da raposinha de duas caldas, Miles Tails Prower, ou simplesmente Tails, mas aqui ele não é jogável, participando apenas da história e nas ilustrações das fases. Isso porque a versão 8 bits lançou primeiro que a versão 16 bits. O jogo segue as mecânicas do Sonic 1 em 8 bits, priorizando a exploração em encontrar as Esmeraldas do Caos nas fases, porém aqui elas são muito importantes, pois esse game possui dois finais: o bom e o ruim, e vocês jamais irão querer ver o final ruim. O jogo acrescenta os loopings da versão de Mega Drive, porém só pode passar da esquerda para a direita. A Aspect fez os gráficos ainda melhor, criou músicas marcantes e a jogabilidade continua igualmente boa com o acréscimo do glorioso spin dash. Sobre as músicas, o tema da versão japonesa de Sonic CD, You Can Do Anything, foi retirada da fase Green Hills Zone. Sonic 2 só peca na sua dificuldade, ela é altíssima beirando a frustração em certas partes, incluindo tentar coletar as Esmeraldas do Caos. Mas Sonic 2 em 8 bits é excelente e eu recomendo jogarem. 


Minha experiência: 


Esse também comecei a jogar pelo Super Coleção. Inclusive foi aqui que tive minhas frustrações e meus traumas. Foi na Green Hills Zone que quase taquei meu controle na televisão, e dois dos meus maiores traumas foram: Silver Sonic e o final ruim. O desgraçado do Silver Sonic me deixou traumatizado esse filho de rapariga! Tive o maior medo a primeira vez que vi esse cretino e tomei um susto enorme. Até hoje nunca me esqueço da primeira vez que vi esse bosta! E o final ruim? Aaahhh o que falar do final ruim né? QUE CARALHOS FOI AQUILO SEGA? Pra que fazer aquilo? Me deixou triste, decepcionado e traumatizado. Até hoje não consigo rejogar Sonic 2 para não rever o final ruim, pois sou um completo imbecil jogando esse game.


Robotnik aparece pouco nesse game, e essa é uma das ocasiões que o vilão aparece, destruindo o primeiro chefe do game. Aliás, a primeira fase de Sonic 2 (8 bits) destoa completamente dos outros games, saindo do tema paradisíaco e tendo uma temática das minas.
Se vocês acham a Labyrinth Zone chata demais, é porque a Aqua Lake Zone e o seu segundo ato lhe reservam boas doses de irritação por causa dos seus labirintos e de sua contagem da morte.
Se chegarem no terceiro ato da Green Hills Zone, veja a mágica acontecer. Suas vidas irão desaparecer magicamente. Isso porque se não acertar os pulos, vai simplesmente cair nos espinhos, e lembrando que não existe argolas e tem o chefão ainda, e se morrer volta a fase DO INÍCIO!
Esse DESGRAÇADO, MALDITO, CORNO, BAITOLA, VAGABUNDO me traumatizou! Ainda tô traumatizado com esse bosta! Silver Sonic nesse game não é tão difícil, mas nas primeiras vezes que enfrentar ele, preparem para perderem vidas e mais vidas.

Sonic Chaos (Master System/Game Gear/1993)



Desenvolvedora: Aspect 

Publicadora: Sega 


Sonic Chaos foi lançado em 93 para Master System e Game Gear. O estúdio Aspect também desenvolveu esse game. O jogo teve um refinamento bem melhor nos gráficos, acréscimo de fases bônus para coletar as Esmeraldas do Caos, e a adição do Tails como personagem jogável na aventura, o jogador pode escolher Sonic ou Tails, porém, o Tails não pode coletar as Esmeraldas do Caos. Mas o jogo tem uma dificuldade bem bacana, aliás muita gente fala que é o Sonic em 8 bits mais fácil da franquia. Se é tão fácil eu não acho, mas é bem mais aceitável que Sonic 2, e pelo menos não tem um final macabro. É um dos melhores jogos do Sonic em 8 bits, só não falo que é o melhor pois vai vir ainda um que pra mim é o melhor. 


Minha experiência: 


Curiosamente é o Sonic preferido nos 8 bits do Filipe Andrade do canal Sega Retro BR. Entendo perfeitamente essa preferência dele, porém, não é meu Sonic 8 bits preferido. Não cheguei a zerar ele, mas lembro que cheguei até a penúltima fase, porém nunca mais eu rejoguei ele. Não rejoguei não porque ele é ruim ou tenho ódio, muito pelo contrário, é um dos melhores jogos do Master System/Game Gear, porém eu joguei mais games de Super Nintendo e PlayStation 1, deixei o Master System bem de lado. Um dia irei zerar ele tentando coletar todas as Esmeraldas do Caos.


Já de cara se nota uma bela evolução gráfica nesse game. Mas só achei estranho que nesse jogo, parece que Sonic cortou os cabelos.
Uma das mecânicas novas desse game é esse foguetinho que permite Sonic ficar "voando" no ar por alguns segundos.
O jogo praticamente faz o jogador ir para os special stages, porque as fases tem milhões de argolas espalhadas.
Outra mecânica nova desse game é Sonic ficar encima da mola e ficar quicando eternamente até Sonic pular da mola. Tanto essa mola quanto o foguetinho reapareceram no Sonic Triple Trouble.

Sonic Triple Trouble (Game Gear/1994) 


DesenvolvedoraAspect 

Publicadora: Sega 


Sonic Triple Trouble foi lançado exclusivamente para o Game Gear em 1994. Ele é uma sequência direta de Sonic Chaos, tanto é que o título japonês de Chaos e Triple Trouble são Sonic & Tails 1 e 2 respectivamente. Aqui, se não me engano, Tails pode coletar as Esmeraldas, mas isso não tenho certeza. As Esmeraldas do Caos estão em painéis com o formato de uma Esmeralda. O jogo tem fases bem longas, onde o level design é bem expandido, focando ainda mais na exploração. Gráficos que apesar de não serem tão coloridos são muito bonitos com excelentes animações, músicas muito boas, jogabilidade bem precisa e uma dificuldade bem cremosa e bem divertida, Sonic Triple Trouble é uma pérola que merece ser melhor explorada pelos fãs do ouriço. 


Minha experiência: 


Esse pessoal, é o meu Sonic preferido nos 8 bits. Adoro abstante a criatividade no level design e o quão ele é divertido. Eu adoro bastante as fases bônus, apesar de algumas fases bônus darem nos nervos, as que envolvem serem de navinha são muito legais com o efeito gráfico pseudo 3D. Conheci ele através do Cannibale num post dele na página Sega Game Gear no Facebook através de uma review que ele fez. O link desse review está aqui destacado em azul. Que bom que o Cannibale me fez conhecer esse fantástico jogo, pois eu amo demais Sonic Triple Trouble. Valeu Cannibale!!!


Só de olhar a Great Turquoise, já se nota o quão bonito Triple Trouble é, além dos cenários serem amplos, são bem variados.
São duas formas de coletar as Esmeraldas do Caos: através dos labirintos para achar a saída e de fases de navinha coletando argolas. Para acessar os special stages, basta encontar o painel que contém a figura de uma Esmeralda do Caos.
Meta Junglira é certamente uma das fases mais longas de toda a franquia. O tamanho da fase como um todo é gigantesca. Ela é talvez a fase que demonstra o quão amplo Triple Trouble é.
Se lembram da Aqua Lake de Sonic 2? Então... A Tidal Plant tem as mesmas mecânicas, ou seja, a bolha para flutuar, os labirintos lazarentos e a contagem cretina da morte. Concluindo: é um inferno de fase!

Sonic Blast (Game Gear 1996/Master System 1997) 



Desenvolvedora: Aspect 

Publicadora: Sega 


Sonic Blast foi lançado em 1996 para o Game Gear. Ele era exclusivo do portátil até 1997, quando a Tec Toy portou para o Master System somente no Brasil. Sonic Blast é um jogo que é certamente um dos mais odiados da franquia em 2D. A Aspect foi ousada aqui, trazendo visuais com mudanças drásticas no estilo. Em vez de ser sprites normais, aqui os gráficos são pré-renderizados, no estilo Donkey Kong Country, gráficos pré-renderizados em 8 bits. Sua jogabilidade também foi duramente criticada por ser bem lenta e monótona. Minha simples análise: os gráficos são meio a meio, os sprites são muitos feios e as animações bem travadas, porém, os cenários são até bem decentes e as fases bônus são competentes, com um efeito simulando scalling até convincente. Sua jogabilidade apesar de lenta não é horrível, o pulo duplo é uma boa adição e os controles são responsivos. Diferente da maioria, eu vou na contramão sobre esse game. 


Minha experiência: 


Enquanto a maioria detesta esse game e acham ele horrível, eu não acho ele ruim, também não acho excelente, mas ele é perfeitamente jogável e ele pode ser até divertido. Fui jogar ele na expectativa de chutar o balde e também achá-lo medíocre, mas para minha surpresa não achei ele essa mediocridade toda como muitos diziam. Depois de um game do Sonic lançado em 2006 que foi falar bem mais pra frente, para um jogo do Sonic ser muito ruim, ele tem que se esforçar bastante. Ainda preciso rejogar Sonic Blast até o fim, mas o que posso dizer, é que ele não é ruim e nem é bom, só é mediano mesmo. 


Até entendo a Sega de trazer gráficos pré-renderizados em 8 bits, tentar inovar, mas ficou mais esquisito do que bonito. O sprite do Sonic é simplesmente assustador, é bizarro!
A fase do deserto é bem bonita, ainda tendo detalhes do Sonic correndo na areia e o pozinho subindo. Muito legal essa fase. Pelo menos nem tudo é feio aqui.
Os special stages são bem competentes graficamente e não são absurdamente difíceis não. Vale a pena explorar as fases e procurar as argolas grandes para acessar os special stages.
Robotnik sofreu demais com os gráficos pré-renderizados aqui. Que bagulho feio hein! "Enfeiaram" o coitado.

Sonic Drift (Game Gear/1994) 


Desenvolvedora: Sega 

Publicadora: Sega 


Sonic Drift foi lançado exclusivamente para o Game Gear e no Japão em 1994. Esse game vai na linha de Super Mario Kart, tentando rivalizar com a franquia spin-off da Nintendo, com Sonic e seus amigos e inimigos disputando corridas em karts, só que sem sacanear os outros com itens para atrapalhar como na franquia Mario Kart. Os itens aqui são bem mais simples, com um item que é o turbo e o outro é a invencibilidade temporária. Apesar da simplicidade, o jogo é bem divertido com ótimos gráficos, boa jogabilidade e boas músicas. O game foi feito pelo estúdio AM2, tendo participação na produção do lendário Yu Suzuki. O legal desse game, é como Sonic e sua turma fazem o movimento drift nas curvas, basta apenas ficar segurando botão de freio e ficar acelerando nas curvas, o movimento é fácil de aprender e legal de fazer.

 

Minha experiência:

 

Esse foi mais um jogo que o Cannibale me apresentou, aliás a sua sequência também foi indicação do Cannibale. Tive que jogar mais de uma vez esse game, pois na primeira jogatina não consegui gostar pois não tinha entendido muito bem a jogabilidade e a proposta de gameplay, porém, depois de rejogar bastante, gostei dele, só que ainda prefiro Mario Kart. Mas Sonic Drift é gostozinho de jogar, de vez em quando pego ele pra jogar como um passatempo.


O nome do game não tem Drift a toa. A melhor forma de fazer as curvas é fazendo o Drift, segurando o botão de frear junto com o botão de acelerar.
Sinceramente eu não sei para que serve as argolas. Se for igual em Mario Kart, então  melhora a aceleração, mas se não for, então eu não sei para que serve.
Assim como na franquia do bigodudo da Nintendo, aqui também tem itens que auxiliam o jogador nas corridas, mas são só 2 itens. Muito pouco!
Pra que Need For Speed se tem Sonic fazendo uns drifts muito loucos?!









Sonic Drift 2 (Game Gear/1995)


Desenvolvedora: Sega/Arc System Works 

Publicadora: Sega 


Sonic Drift 2 foi lançado em 1995 exclusivo para o Game Gear, só que desta vez o game foi lançado no Japão, Europa e Estados Unidos. É uma sequência direta do primeiro Sonic Drift. Aqui o jogo foi bem mais refinado. Começando com a adição de três personagens: Metal SonicFang The Sniper e Knuckles. A jogabilidade foi melhor refinada, sendo bem melhor fazer as curvas e os drifts, os gráficos ficaram mais bonitos, as pistas ficaram mais desafiadoras e longas, o jogo é mais difícil pois a inteligência artificial foi melhorada, e o áudio melhorou um pouco. Os itens, apesar de uns acréscimos, ainda não são para atrapalhar os outros corredores. Mas ainda sim, com todo o refinamento, Sonic Drift 2 é melhor que o primeiro em praticamente tudo, sendo esse game o que eu mais indico para quem não conhece essa pequena franquia spin-off. 


Minha experiência: 


Nem preciso dizer que me diverti mais com esse jogo do que o primeiro né? Já passei horas e horas jogando esse game, me divertindo e me frustrando bastante, pois chegar em primeiro aqui é um parto! Esse jogo é muito bom, só acho uma pena ele ainda ser bem simples em relação ao Mario Kart. Mas sinceramente, ele tem um charme único, se ele fosse bem na linha do rival, ele seria somente um CTRL C CTRL V do rival. E Sonic Drift foca mais no que Sonic sabe fazer melhor, que é na corrida. Depois vocês vão ver que isso vai ser uma desgraça para o Sonic, e não  falando em Sonic R. 


No primeiro game, a seleção de personagens era menor, apenas 4. No segundo game a seleção aumentou para 7 personagens. Um número bem aceitável para um game de corrida.
O número de itens também aumentou para auxiliar o jogador. Não é muita coisa, mas já é bem melhor que uns dois do jogo anterior.
A jogabilidade teve aquela refinada, e dá os drifts ficou ainda melhor, e mais essencial do que nunca.
Tudo nesse jogo foi refinado, e infelizmente até a inteligência artificial dos inimigos foi refinada também. Se bobear, os rivais vão deixar o jogador comendo poeira.

Sonic R (Sega Saturn 1997/PC 1998/Game Cube & PlayStation 2 2005) 


Desenvolvedora: Traveller’s Talles/Sonic Team 

Publicadora: Sega 


Sonic R foi lançado inicialmente para o Sega Saturn em 1997, mas depois foi portado para o Windows PC em 1998 e apareceu na coletânea Sonic Gems Collection para Game Cube e PlayStation 2 em 2005. O game é de corrida em 3D. Foi mais ou menos uma tentativa da Sega, ao lado de Sonic Jam e 3D Blast, em consolar os fãs na falta de um grande game do Sonic para o Saturn, já que o Sonic Xtreme foi cancelado por inúmeros problemas. O Marcel do canal Minicastle Org relatou os motivos do cancelamento desse Sonic, link aqui em azul. O jogo surpreendeu bastante nos gráficos, pois eles são poligonais de ótima qualidade, já que o Saturn tinha uma certa dificuldade com gráficos poligonais. As músicas são ótimas com excelentes composições do Richard Jacques. Porém, a jogabilidade é bem complicada, travada e escorregadia, com um level design das pistas bem bagunçada. O jogo tem um certo carisma, e tem até sua fanbase, mas sinceramente, não recomendo esse aqui. Os outros jogos de corrida do Sonic devem ser muito melhores que esse aqui. 


Minha experiência: 


Eu tentei! Eu tentei gostar! Joguei bastante na esperança de tentar gostar, mas não dá! O jogo é ruim! Passei mais raiva nesse game do que na Marble Zone. Parece que não refinaram na jogabilidade, do jeito que fizeram já mandaram lançar, nem quiseram testar, e jogabilidade ruim em jogo de corrida, eu já quero enforcar os desenvolvedores. Pelo menos adoro a OST desse game, e fico bem espantado com a ótima qualidade dos gráficos. Mas, prefiro 1 milhão de vezes jogar Sonic Adventure do que rejogar Sonic R. E Sega, parabéns por cancelarem Sonic Xtreme.


Um ponto que eu tenho que dar a esse game, é créditos pela originalidade, por misturar corrida com exploração. Não lembro de outro game de corrida que tenha isso.
Pelo menos o jogo é bem bonito, explorando muito bem os polígonos do Saturn. E também as músicas são excelentes.
Uma coisa importante de ressaltar, é que os mapas das corridas são bem abertos, podendo até pegar atalhos para ultrapassar os adversários. Dando um leque de possibilidades.
Ao mesmo tempo que dou pontos pela originalidade, também critico esse negócio de explorar as corridas para encontrar as Esmeraldas do Caos. Deveria conquistar as Esmeraldas ganhando em primeiro lugar.

Sonic The Hedgehog Pocket Adventure (Neo Geo Pocket Color/1999) 


Desenvolvedora: SNK 

Publicadora: SNK/Sega 


Sonic Pocket Adventure foi o primeiro jogo do Sonic a sair para um console ou portátil fora da Sega. Foi lançado exclusivamente para o Neo Geo Pocket Color em 1999. A SNK desenvolveu o game, enquanto a Sega ajudou na divulgação e publicação. O jogo é baseado no Sonic 2 do Mega Drive. A SNK felizmente fez um excelente trabalho, pois conseguiu manter a essência da trilogia do Megão no portátil dela. Os gráficos ficaram excelentes no portátil, apesar do design do Sonic ser um pouquinho esquisito. As fases apesar de lembrarem Sonic 2 e 3 são diferentes o suficiente para não serem CTRL C CTRL V. A jogabilidade ficou intacta e as músicas são ótimas. Olha! Quem nunca jogou essa pérola da franquia perdida, joguem minha gente, esse do Neo Geo Pocket ficou muito bom. 


Minha experiência: 


Eu tenho uma pequena história de idiotice para contar a vocês. Quando comecei a jogar esse game, a câmera tava toda travada, se movimentando muito lentamente, e isso me atrapalhava demais para prosseguir no game. Com isso, eu achava que o game era um lixo por causa da câmera. E QUEM DIRIA!!! ERA BURRICE MINHA!!! No emulador, você pode selecionar opções de deixar o jogo rodar com menos frames, ou seja, deixar o jogo mais lento. Eu me pergunto quem foi o Zé Cabaço que teve essa estúpida ideia. Depois que mexi nisso, o jogo rodou lisinho e o problema da câmera foi pra PQP. O jogo me agradou bastante, e esse eu tenho que tentar zerar em algum final de semana, pois realmente ele é muito bom.


E essa tentativa de efeito de trasnparência? A SNK se esforçou bastante para entregar um jogo bem bonito do Sonic.
Como o jogo se baseia no Sonic 2 de Megão, é claro que os special stages seria de coletar argolas. E como fizeram bem os special stages, o efeito pseudo 3D ficou bem convincente e bem bonito.
A Chemical Plant ficou bem legal nessa versão, e a sensação de velocidade ficou bem competente.
Casino Night Zone ficou bem representada aqui, até mesmo o inferno que é o Robotnik nessa fase.

Sonic Advance (Game Boy Advance 2001/Nokia N-Gage 2003/Android & Mobile 2011) 


Desenvolvedora: Dimps/Sonic Team 

Publicadora: Sega/THQ/Infogrames 


Sonic Advance foi lançado primeiramente para o GBA em 2001. Eu disse lançado primeiramente, pois o jogo fez bastante sucesso a ponto de receber ports para Android, Mobile, e acreditem se quiser, para o Nokia N-Gage. A Dimps e a Sonic Team conseguiram unir elementos dos Sonics em 2D e 3D. Os personagens são baseados na franquia em 3D e o jogo explora bastante a velocidade do Ouriço, que aliás tá bem veloz mesmo, e o jogo é um plataforma 2D onde os bônus stages o jogador vai ter que explorar bem as fases para encontrá-las, lembrando até o esquema da franquia nos 8 bits. Os gráficos são soberbos de lindos, as músicas são excelentes, a jogabilidade é precisa e o jogo no geral é bem agradável e divertido. 


Minha experiência: 


Eu adorei esse primeiro game. Eu curti bastante a primeira vez que joguei. Me diverti bastante, apesar de ainda não ter zerado. Só acho bem difícil achar as fases bônus, ou eu que sou péssimo em explorar fases, pode ser isso mesmo. Eu tenho um preconceito enorme com o design do Sonic no 3D, mas ele no 2D ficou bom demais. Preciso tentar zerar ele um dia, pois eu gosto bastante desse game. Eu diria que fiquei bem surpreso com Sonic Advance.


A primeira fase é muito linda! Uma das fases paradisíacas mais lindas de toda a franquia.
Os special stages são em tipo túneis. Aqui temos que também coletar argolas num belíssimo efeito de Mode 7.
Para acessar os special stages, basta procurar nas fases esse trampolim, e ter no mínimo 50 argolas.
Angel Island! Essa foi a maldita fase que me fez empacar e nnão conseguir zerar esse game. MALDITA FASE DO CRAMUNHÃO!!!

Sonic Advance 2 (Game Boy Advance/2002) 


Desenvolvedora: Dimps/Sonic Team 

Publicadora: Sega/THQ/Infogrames 


Sonic Advance 2 foi lançado em 2002, e desta vez exclusivo para o GBA. O game é basicamente o mesmo que o primeiro com alguns acréscimos e mudanças. Para tentar coletar as Esmeraldas do Caos, o jogador tem que coletar uns negócios que eu chamo de emblemas, e coletando todos, o jogador vai para a fase bônus. Sonic ganhou movimentos novos em sua jogabilidade, e o level design prioriza mais a franquia em 3D, pois as fases são mais projetadas para Sonic percorrer em alta velocidade e passar as fases da maneira mais rápida possível. O jogo tem gráficos refinados ficando ainda mais soberbos que o primeiro, as fases bônus utilizando o efeito Mode 7 é de cair o queixo, as músicas continuam muito boas e a jogabilidade é muito boa também. Porém, não gostei muito do level design ser mais “GOTTA GO FAST” do que exploração, e na parte de exploração o jogo peca justamente por priorizar a alta velocidade. Mas o jogo é bom, muito bom. Um alento para Sonic, que nessa época já tava sendo mais fudido pela Sega no 3D do que a Bruna Surfistinha. 


Minha experiência: 


Eu até curto esse jogo, porém me desanimei na segunda fase. Eu não gosto desses jogos do Sonic onde ele parece um corredor de 100 metros rasos, onde só correr é prioridade, eu gosto dos jogos onde a exploração é o foco principal e aonde correr seja uma opção e não uma obrigação. Mas vou dar uma segunda chance a ele, pois é um jogo do Sonic em 2D, e isso já me deixa um pouquinho satisfeito. Aliás, aqui nesse jogo, o GBA também demonstra que pode ser um BLAST PROCESSING!


Para acessar os special stages, basta coletar uns 7 ou 8 desse item aí. Pelo menos algo de exploração tem em Sonic Advance.
Os special stages são mais ou menos no estilo do Sonic CD, só que sem aqueles balões e com robôs atrapalhando o caminho. Pelo menos ficou bem bonito o Mode 7, bonito e bem fluído.
Uma pena que esse game tenha explorado mais a velocidade e ficado desbalanceado. No primeiro game era mais equilibrado, velocidade e exploração.
As fases temáticas ficaram muito boas aqui, até melhor que no primeiro game, e ficaram bem bonitas também.

Sonic Advance 3 (Game Boy Advance/2004) 


Desenvolvedora: Dimps/Sonic Team 

Publicadora: Sega/THQ 


Sonic Advance 3 foi lançado em 2004 também sendo exclusivo para o GBA. Aqui a Infogrames não participou da publicação do game na Europa, deixando a cargo da THQ publicar nos Estados Unidos e na Europa. O game deu uma grande inovada, que são as fases terem tipo missões a serem concluídas, tanto para passar de fase quanto para entrar nos Special Stages. Confesso que esse negócio dá um nó desgraçado na cabeça do jogador, porém, dá pra se acostumar se jogar bastante o game. O game volta a dosar o level design, com a alta velocidade do Sonic com a exploração dos cenários, ainda ficou abaixo do primeiro game mas bem melhor que o segundo. Nos quesitos técnicos, o terceiro game é o ápice. Gráficos lindíssimos, músicas igualmente boas, e jogabilidade que parece ter sido refinada, Sonic Advance 3 fecha com chave de ouro a trilogia do GBA. Em meio ao caos que Sonic estava vivendo no começo do século 21, Sonic Advance foi um alento de competência. 


Minha experiência: 


Esse foi o jogo da trilogia do GBA que menos joguei, somente a primeira fase. Isso porque essa mecânica de missões me deixou bastante confuso. Saudades dos level design simples do Sonic 1 e 2 do Megão. Mas esse, diferente do segundo, me deixou uma sensação de que eu tenho que persistir nele, pois como falei, é bem dosado o level design de só correria com exploração. Uma hora eu jogo ele, mas precisando romper a barreira de entender essa parte das “missões” embutidas nas fases. A trilogia Advance é muito boa, mas não sou lá muito fã não, gostei mais foi do primeiro mesmo. Aliás, os três jogos joguei no emulador Visual Boy. 


As fases são interligadas, sendo que o jogador pode escolher qual ato queira ir. Porém, detesto essa mecânica de cumprir missões. É muito confuso essa desgraça!
A Sonic Team e a Dimps aproveitaram muito bem o hardware do GBA. Olha que linda é a Sunset Hill!
Sonic praticando Snowboarding com a Aurora Boreal de fundo. Quer coisa melhor que isso?
Sim! Os special stages são em Mode 7. Mas pelo menos temos a navinha do Tails para auxiliar na missão e coletar as Esmeraldas do Caos.





Sonic Adventure (Dreamcast 1998/Game Cube & PC 2003/XBOX 360 & PlayStation 3 2010) 




Desenvolvedora: Sonic Team 

Publicadora: Sega 


Sonic Adventure foi lançado inicialmente para o Dreamcast em 1998, sendo exclusivo para o console. Porém, depois da morte prematura do console, o jogo recebeu ports para Game Cube, PC, XBOX 360 e PS3. É o primeiro jogo 100% em 3D lançado oficialmente, já que Sonic Jam para o Saturn era uma coletânea e só o hub world era 3D. O jogo foi um choque, pois apresentou ao público, como Sonic se comportaria no universo tridimensional a partir daí. O jogo tem suas partes de alta velocidade, porém ele foca bem mais na exploração. Apesar dos gráficos serem muito bonitos para a época, as músicas serem ótimas e a jogabilidade ser decente, o jogo também foi duramente criticado pelo seu fator exploração e pela sua câmera, que devo concordar, aqui a câmera é uma bosta que vai deixar na mão o jogador em várias partes, e as partes de exploração deixam demais a desejar. Ainda sim, esse jogo tem muitos fãs. 


Minha experiência: 


Poderia ter sido Sonic 2006, mas não. O jogo que me fez pegar raiva e ódio pela franquia no 3D foi exatamente esse, e o Adventure 2. Não entendia nada quando comecei a jogar, e quando fui rejogar já entendendo mais ou menos as mecânicas, peguei mais ódio ainda, pois achei uma droga Sonic num ambiente 3D com uma câmera mais bêbada que o Raul Seixas quando enche a cara antes dos shows. Não foi nesse jogo que tive a certeza que preferia Sonic em 2D. Mas foi esse que meu desgosto com a franquia começou, no 3D lógico. Aliás para quem está perguntando, consegui emular no NullDC, esse e o Adventure 2. 


Esse foi o primeiro game que Sonic explora lugares "tipo mundo aberto" e interage com humanos. E meu Deus! Vocês vão ver mais pra frente o quão cagado se tornou.
O jogo pelo menos ficou bem bonito no 3D. Pelo menos os cenário, porque os personagens em si ficaram bem esquisitos.
Ice Cap Zone no 3D. Pelo menos aqui o Sonic não anda sozinmho, o jogador pode controlar Sonic. Né não Cannibale?
Se não me engano foi nessa fase que meu amigo Sam Retrozera ficou empacado. E não o culpo, pois botar exploração em Sonic com uma câmera medíocre, é de dar nos nervos.

Sonic Adventure 2 (Dreamcast & Game Cube 2001/PlayStation 3, XBOX 360 & PC 2011)



Desenvolvedora: Sonic Team 

Publicadora: Sega 


Sonic Adventure 2 foi lançado em 2001 para Dreamcast & Game Cube. Foi um dos últimos jogos a lançar no console de 128 bits da Sega. O jogo apesar de ser continuação do primeiro, ele muda radicalmente a estrutura de gameplay do antecessor. O primeiro era um jogo realmente de aventura, onde o foco era na exploração. Já o segundo, é a mesma estrutura de gameplay de quase todos os Sonic em 3D, aqui é correr, correr, pular plataformas e correr mais um pouquinho. Os gráficos são basicamente os mesmos, mas acho melhores do que o primeiro, mas ainda sim Sonic e seus amigos continuam com seus modelos assustadores. Porém meus amigos, as músicas são uma delícia, principalmente a icônica Escape From The City. Aliás eu até fiz um vídeo falando dessa música, link do vídeo aqui em azul.  Resumindo, Sonic Adventure 2 apesar de ser o mesmo que seu antecessor em vários quesitos, ele é totalmente diferente em jogabilidade. 

Minha experiência:

 

Muita gente fala que esse game é bem melhor que o primeiro. A primeira vez que joguei, fui numa expectativa muito lá embaixo, pois minha experiência com o primeiro foi terrível! Mas, me impressionei o quanto esse jogo é bem mais tolerável em relação ao primeiro. Ainda é um jogo que faz o Sonic somente correr, mas só de não ter que explorar fases com uma câmera horrenda, já faz eu dizer que Sonic Adventure 2 é um dos melhores jogos do Sonic no 3D. Sinceramente, eu recomendaria esse game para quem queira iniciar a franquia no 3D. E também recomendo ouvir a OST desse game. 


A tão icônica e maravilhosa City Escape com sua música igualmente icônica e deliciosa. É uma das minhas fases preferidas do Sonic no 3D.
Ainda tem aquelas partes de exploração com o Knuckles. Ou seja, mais chatice! Mas pelo menos aqui é mais tolerável.
Não sei porque, mas essa fase e essa parte me remete muito a fase do Ride Boarski do Mega Man X7.
Não podia faltar uma fase paradisíaca ou de floresta né. É de lei em um jogo do Sonic ter uma fase com alguma temática dessas.






Sonic Generations (PlayStation 3/XBOX 360/PC/Nintendo 3DS/2011)





Desenvolvedora: Sonic Team/Dimps (3DS) 

Publicadora: Sega

 

Sonic Generations foi lançado em 2011 para os consoles da época. O game introduziu a mecânica de ter os dois Sonics no mesmo game, e as fases tem duas variantes por causa dessa novidade: uma parte com o Sonic clássico são as fases no estilão jogos do Mega Drive, em 2D puro e realizando os ataques normais, e a outra parte com o Sonic moderno, são as mecânicas de boost de velocidade e homing attacks e também vai mudando a perspectiva de visão durante as fases. O jogo é muito bonito, as músicas são até legais, mas a jogabilidade, pelo que me lembro, ela não é tão precisa, principalmente nas partes do Sonic moderno. Mas, em vez de esculhambar esse game, como eu já esculacho a Sega por ter fudido o Sonic no 3D, eu tenho é que dizer que Sonic Generations é um dos melhores jogos do ouriço azul no 3D. Infelizmente nunca joguei o Sonic Colors para tirar a prova (a versão original de Wii, pois a de DS nem vou colocar na lista) de ser o melhor jogo em 3D. 


Minha experiência: 


É um jogo que me divertiu e me deixou emputecido. As partes com o Sonic clássico eu adorei jogar, pois é o level design simples, objetivo e sem frescuras, que me diverte demais. O Sonic moderno eu ficava com raiva quando era a vez dele de eu controlar, pois é aquilo de se esperar de uma bosta de Sonic no 3D. Joguei na casa do meu amigo esse game, o mesmo amigo que me apresentaria uma das maiores demências de todos os tempos. Apesar de eu detestar jogar com o Sonic impostor, Sonic Generations é muito bom, é um colírio bem agradável com tanta merda que a Sega fez no 3D com Sonic. 


Green Hills Zone ficou bem bonita no 3D. Preciso dar créditos a Sonic Team aqui, pois se esforçou bem no quesito gráfico.
Pelo menos a Chemical Plant ficou bem feita para o Sonic farsante. Só não gosto deste Sonic mesmo. ME JULGUEM!
Com o Sonic verdadeiro, a jogabilidade ainda é em 2D, mas a câmera se comporta em 2.5D, ou seja, ela pode se movimentar em 3D com a jogabilidade bidimensional.
Vocês não estão ficando loucos e nem eu sou vagabundo. Os caras colocaram a City Escape nesse jogo também. Boa criatiidade hein Sonic Team.





Sonic The Hedgehog (XBOX 360/PlayStation 3/2006) 



Desenvolvedora: Sonic Team 

Publicadora: Sega 


Sonic The Hedgehog (também conhecido como Sonic 2006), foi lançado para XBOX 360 e PS3, adivinhem em que ano? Mas é claro! 2006! Genius! O jogo ficou infame por virar piada na internet, virando até meme. Mas por quê? O jogo apesar de ter cutscenes CGIs lindíssimas e ter músicas muito boas, o jogo é mal feito, jogabilidade muito quebrada, exploração zoada e praticamente tem um jogo dentro dos bugs, mas o pior é o seu final mais infame ainda, onde a Princesa pratica ZOOFILIA com Sonic, ela dá um beijo no ouriço azul. Caras! O que a Sega tinha na cabeça ao lançar essa porra no mercado? É difícil de acreditar, que uma empresa como a Sega conseguiu publicar uma tragédia dessa do seu próprio mascote. 


Minha experiência:  


Não me perguntem como ele fez, mas meu amigo fez alguma bruxaria, ritual maligno, ou alguma engenharia reversa muito cabulosa para emular essa porcaria no PC dele para me fazer jogar essa bosta! Quase que nossa amizade acabou aí, quase! Simplesmente não consegui passar da primeira fase, PORQUE ESSA MERDA SÓ BUGAVA! ESSE CARALHO É INJOGÁVEL! PUTA MERDA SEGA! Tomar no  Sega! Como que você tem coragem de fazer uma hérnia dessa e publicar esse lixo? Eu lembro de ter ficado com tanta raiva esse dia, que só o meu time para me deixar com tamanha raiva igual que eu fiquei nesse dia. E felizmente não tentei zerar essa porcaria, porque se eu visse o final jogando até o fim, eu juraria que eu quebraria o jogo juntamente com o videogame, pois é uma sacanagem fazer o mascote que bateu de frente com o Mario no console wars da década de 90 se submeter a tamanha humilhação. Até hoje fico indignado com esse game, e principalmente com a Sega. Parecia que queria sabotar o Sonic como fez com Alex Kidd. Não joguem essa bosta, essa merda, esse estrume, esse lixo, esse coliforme fecal. Ele foi com justiça duramente criticado. O jogo é tão bosta e tão lixo, que faz outras hérnias boçais como Mega Man X7 e Bubsy 3D serem coisas jogáveis. Parecia que Sonic tinha um futuro sombrio, sem perspectivas, ainda mais depois da outra decepção comercial que foi Sonic Boom, porém, o próximo jogo que irei falar, foi uma ressureição emergencial para o Sonic.


Aqui Sonic também percorre por um "mundo aberto", interagindo com humanos e cumprindo objetivos. Só que 300 vezes pior.
99,9999999999% não passaram dessa fase, pelo menos não de primeira. Sabem por que? PORQUE ESSA MERDA JÁ MOSTRA QUE O JOGO É TODO BUGADO!
Justiça seja feita! As cutscenes CGI do game são lindíssimas, até mesmo pra 2006. E as músicas também se salvam. MAS O RESTO...
Essa é a infame e asquerosa cena da zoofilia. Não sei como que isso foi aprovado pela Sega! Essa demência, asquerosidade, aberração teve aprovação, aval dos superiores da Sega. Meus parabéns a todos os envolvidos!!!






Sonic Mania (Nintendo Switch/PlayStation 4/XBOX One/PC/2017)




Desenvolvedora: Christian Whitehead/PagodaWest Games/Headcannon 

Publicadora: Sega 


Sonic Mania foi lançado em Agosto de 2017 para os consoles da geração passada. Foi desenvolvido por uma turma que fazia fangames e hacks do Sonic, liderados por Christian Whitehead, ele foi responsável por portar Sonic CD para Android. Sonic Mania foi uma volta as raízes em comemoração aos 25 anos do Sonic nessa época. O jogo tem fases de Sonic 1,2,3 e CD e também fases novas. As fases além de serem fiéis ao design original também têm suas partes modificadas refeitas para esse game. O jogo apesar de simples, ele é extraordinário! Os gráficos são estupendos com sprites refeitos com animações novas e adicionais, os cenários das fases baseadas nos jogos clássicos ficaram incríveis refeitos aqui e as fases novas são simplesmente de tirar o fôlego; as músicas são ótimas e a jogabilidade é simples na medida certa. O que pode complicar são: a poluição visual de certas fases, onde o jogador pode esbarrar em algum inimigo ou obstáculo por conter coisa demais na tela, e as fases bônus, que aliás ficaram bem melhores que no Sonic CD, onde tem que alcançar o “balão” onde tá a Esmeralda do Caos, mas alcançá-lo é bem complicado, mas vale muito a pena tentar coletar as Esmeraldas do Caos, pois se transformar no Super Sonic aqui é importante para facilitar bem as coisas. O jogo teve um grande sucesso comercial, e foi uma ressureição necessária que o ouriço azul precisava depois de tantos fiascos que a Sega lançou. E é muito provável que tenhamos um Sonic Mania 2. Aliás, graças a ele, Streets of Rage foi relembrado pela Sega, e é bem provável que outras franquias abandonadas pela Sega estejam de volta à ativa, veja o caso de Alex Kidd por exemplo. 


Minha experiência: 


Ganhei de presente do meu amigo Junião do canal Minicastle, a versão de PC na Steam, e joguei até zerar, e tentando coletar as Esmeraldas do Caos. E não é que consegui as duas coisas! É o segundo jogo do Sonic que consigo zerar 100%, o primeiro foi Triple Trouble do Game Gear. Como o jogo é delicioso e ao mesmo tempo pode frustrar horrores, mas além disso, a simplicidade e ao mesmo tempo complexidade do level design em 2D foi algo que me deixou de boca aberta, e também alguns easter eggs que consegui encontrar. O jogo me deixou feliz quando consegui terminar e me deixou esperançoso para ver Sonic novamente no 2D com sprites. Mas aí veio Sonic Forces e meu ódio pela Sega voltou com força. Mas Sonic Mania é um ótimo jogo, ótimo não, fantástico jogo! E quem sabe um ótimo recomeço para Sonic, para tentar esquecer as inúmeras cagadas que a Sega fez com o ouriço azul, e Christian Whitehead e sua turma guiar o caminho certo para a Sega continuar acertando na franquia.


Green Hills Zone ganhou aquela repaginada merecida com mecânicas novas que não tinham na versão de Mega Drive. Aliás! Sonic Mania brinca de nostalgia com algo inédito o jogo todo.
Os special stages, apesar de novos nesse game, são inspirados no Sonic CD e no Sonic 2. E sinceramente! São meus special stages preferidos da franquia.
Studiopolis! Uma das minhas fases preferidas de toda a franquia. Tudo nela é de cair o queixo e só admirar a beleza dela. Uma belíssima aula para a Sonic Team
Nem meu nível de paixão por esse game me preparou para a desgraça, lazarentice e o inferno que é a Titanic Monarch. Uma dica de ouro: Cheguem aqui como Super Sonic, pois essa fase é recheada de armadilhas para sugar vidas.





Menções honrosas





Sonic Spinball (Mega Drive 1993/Game Gear 1994/Master System 1995/PC 1999/Game Boy Advance 2002) 




Desenvolvedora: Sega Technical Institute (STI) 

Publicadora: Sega 


Sonic Spinball foi lançado inicialmente para o Mega Drive em 93, depois foi portado para Master System, Game Gear e GBA. O game introduz o ouriço azul no mundo do pinball, sendo que o próprio é a bolinha. O conceito é bem bizarro, porém, mais bizarro é a sua execução. A jogabilidade parece que não flui direito como em outros games de pinball, como Devil’s Crush, e as “fases” são pouco inspiradas e meio labirínticas. Eu sinceramente eu aconselharia quem nunca jogou evitar esse spin-off aqui. Joguem Devil’s Crush por exemplo, que além de ser bem melhor, é bizarro de divertido. 


Minha experiência: 


Esse tá como menção honrosa porque eu devo ter jogado ele somente uns 30 minutos, e já foi o suficiente para me dar nos nervos o quanto o jogo é chato demais. Pode ser que tenha gente que goste disso, mas sinceramente, que pisada de bola da Sega. Não é mal feito gente, não chega a ser aquela coisa asquerosa do 2006, mas é um jogo ruinzinho, porém um pouco tolerável.


Até que a cutscene de abertura é bem feita e dá aquela empolgada para querer jogar esse game.
Não tenho nada contra o game, até porque não acho ele terrível como algumas atrocidades por aí, mas é que ele é muito chato mesmo.







Sonic The Hedgehog: Genesis (Game Boy Advance/2006)



Desenvolvedora: Sonic Team 

Publicadora: Sega 


Sonic The Hedgehog: Genesis é um port da versão de Mega Drive para o Game Boy Advance, e foi lançado em Novembro de 2006 exclusivamente nos Estados Unidos. Esse port era em comemoração na época aos 15 anos de Sonic desde seu lançamento. Porém... Os americanos deram um azar terrível, pois o port é horroroso! Tirando os gráficos que ficaram iguais à da versão original de Mega, a proporção de tela esfregada na cara do jogador já é um horror, mas as músicas que ficaram péssimas, a jogabilidade que ficou toda cagada junto com a física, o jogo apresenta 500 slowdowns a cada segundo e a dificuldade exagerada, o port é um show de horrores e um presente de grego para os fãs da franquia. Já falei dessa tragédia na minha lista de 10 Piores Ports de Todos, link para essa matéria aqui em azul. 


Minha experiência: 


Eu só joguei essa bosta para poder fazer a matéria dos piores ports e também para poder tirar a prova se era realmente ruim, pois tirando tudo isso, jamais eu iria jogar esse pedaço de lixo! Na minha opinião, sincera e franca: esse pra mim É O PIOR JOGO DO SONIC! Sabem por quê? Sonic 2006 pode ser uma das piores demências que vi na vida, porém, aquilo querendo ou não foi feito do zero, é um jogo novo. Sonic Genesis de GBA é um port! Um port de um clássico que pode beirar a perfeição, e ainda por cima foi portado pela Sonic Team, eles tinham a OBRIGAÇÃO de só portar a versão de Mega Drive para o GBA, só isso. MAS NÃO! Conseguiram cagar e destruir o port! E para envergonhar ainda mais essa vergonha atual chamada Sonic Team, um hacker consertou o jogo, ou seja, sem slowdownsjogabilidade bem melhor e músicas melhores. QUE VERGONHA SONIC TEAM!


A única coisa positiva dessa tragédia, é que os visuais ficaram fiéis a versão original de Mega Drive. O resto, é um show de horrores!!!
A Marble Zone já na sua versão original já era um inferno. Nesse port horroroso ele vira um inferno quase surreal!









Sonic ChroniclesThe Dark Brotherhood (Nintendo DS/2008) 


DesenolvedoraBioWare 

Publicadora: Sega 


Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood foi lançado exclusivamente para o Nintendo DS em 2008. O game é um RPG, e se não me engano esse é o único RPG da franquia. Pelo que vi da crítica, o jogo foi até bem aceito, porém as músicas ficaram muito aquém do que a franquia sempre fez de melhor. E pelo que escutei, realmente o nível é muito abaixo. 


Minha experiência: 


Até que o jogo no início estava me cativando a continuar, mas depois que descobri que era um RPG, na hora me fez desligar o jogo, pois não gosto de RPG, apenas Super Mario RPG é a grande exceção. Mas pelo começo do jogo, até que o game tem potencial. 


Eu já estava meio que não curtindo o game, pois ainda tem a desgraça de interagir com humanos. Mas mesmo assim, fui continuando a jogar o game, pois estava curioso para ver como era o resto do game.
Daí veio a decepção: descobri que era um RPG do Sonic. Daí minha vontade de jogar sumiu de imediato. Não curto RPGs, mas quem gosta do gênero, eu recomendaria experimentar, por curiosidade.






Sonic The Hedgehog 4 (Super Nintendo/1996) 

Desculpem essa imagem. Foi a única que consegui encontrar na internet a capa dessa hack.

Desenvolvedora: Twin Eagles Group 

Publicadora: ??? 


Sonic 4 para Super Nintendo é uma hack rom feita com base no jogo Speedy Gonzales: In Los Gatos Bandidos de 1995 feito pela Sunsoft. A hack foi feita por um grupo peruano chamado Twin Eagles Group. Sim, a equipe é do Peru. O jogo do Ligeirinho é bom game no geral, mas a hack deixa a desejar em alguns pontos e também é muito bizarra. As músicas exclusivas da hack não são tão boas mas são nostálgicas para mim e as fases exclusivas são péssimas, e os gráficos conseguiram ser piores que o jogo original. Mas o mais bizarro disso tudo, é que Sonic não consegue correr demais normalmente, somente pegando um item que são os sapatos dele, além de que pra matar os inimigos é somente na base do chute. Sim só no chute, sem spin dash e nada de pular na cabeça dos inimigos. Mas se tem uma coisa bizarra acima de tudo isso, é que é SONIC para SUPER NINTENDO onde se resgata o MARIO! Mas apesar de toda a bizarrice, é uma das melhores hacks de todos os tempos, apesar de conter bugs. 


Minha experiência: 


Eu tenho uma história com esse jogo que é muito engraçada. Um amigo meu tinha essa fita e ficava me emprestando direto, e eu adorava esse game. Eu não sabia que esse game era hack do jogo do Ligeirinho, mesmo eu tendo visto apenas uma vez o jogo do Ligeirinho. Daí fui com meu pai na locadora que eu sempre alugava jogos para comprar Sonic 4, porém alguém já tinha comprado na minha frente. Fiquei de certa forma triste, mas aluguei 4 jogos e tive um fim de semana igualmente feliz. Porém, depois que descobri anos depois que esse game era uma hack, fiquei bem aliviado, pois se eu comprasse eu iria cair numa Cilada Bino. Eu queria agradecer ao paspalho que comprou esse jogo no meu lugar hahahahahahahahahaha!!! O jogo apesar de ser meia-boca, ele me rendeu essa belíssima história, que aliás tem meu falecido pai no meio. Engraçado como os jogos antigos eles nos rendem histórias, mesmo o jogo sendo bom ou não. Infelizmente a molecada de hoje em dia não terá essas histórias para poder contar, já que hoje em dia a facilidade aos jogos é gritante.


Olha que cena linda! Sonic chutando um corvo ou urubu e prestes a resgatar o Mario. Que beleza de imagem hein!
O jogo dá inúmeras vidas para o jogador, mas se bobear, a fase do espaço pode tirar várias vidas do jogador, devido a armadilhas de pega-trouxa para iniciantes e pulos quase milimétricos. Que fase chata demais!






Pessoal! Todas as imagens desta matéria sobre os jogos mencionados, eu gravei com a Bandicam de vídeos do YouTube. Fiz isso, pois não queria rejogar para ter experiências naturais de minhas memórias afetivas com esses jogos, ou seja, pela minha nostalgia e pelas minhas lembranças. Se eu rejogasse, ficaria muito artificial essa matéria. Espero que compreendam essa minha decisão! E peço desculpas também pela demora em postar essa matréria. Meu computador estava no conserto, e pelo celular eu não consigo fazer as matérias. Por isso que demorou para eu fazer essa homenagem ao Sonic. Peço desculpas por isso também, mas o Blog voltará ao normal pelo menos.





E é isso galera! Esses foram os jogos do Sonic que joguei na vida. Acho que a única exceção foi Sonic Mania que joguei de verdade em um “console”, já que foi no PC, o resto foi tudo em emulador. Mas mesmo assim, Sonic é uma franquia que me marcou demais na vida, e me proporcionou momentos de alegria, de raiva, mas principalmente de nostalgia. E assim como meu amigo Sam Retrozera fala, não é toda franquia que completa 30 anos. Parabéns Sonic The Hedgehog!!! 





Se gostaram dessa matéria, compartilhem para seus amigos para que eles possam ver e conhecer o blog. Comentem o que acharam da matéria e se já jogaram os games da lista. E sigam o Bonk aqui no Blog e nas redes sociais. Até a próxima, galera retrô!

4 comentários:

  1. Ri demais Mestre Weslley, obrigado por partilhar suas experiências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Meddy! Rindo de algumas desgraças alheias né? Faz parte.
      Eu que agradeço por ter lido minhas experiências.
      Valeu por prestigiar o Blog Meddy \o/

      Excluir
  2. Não sei mexer muito em blogs, mas aqui é o Meddy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meddy! Antes de comentar, você tem a opção de comentar como anônimo ou com uma conta. Basta colocar seu nome ou apelido e colocar o link da sua conta do Google, que o Blog te identifica você comentando.

      Excluir